Notícias / Agricultura

10/07/23 às 11:09

APROSMAT promove atualização e capacitação técnica para gestores, líderes e operadores de UBS de soja

Cairo Lustoza

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
APROSMAT promove atualização e capacitação técnica para gestores, líderes e operadores de UBS de soja

Foto: Assessoria

A Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) realizou no período de 03 a 06 de julho, dois treinamentos de atualização e capacitação técnica para gestores/líderes e operadores de Unidade de Beneficiamento de Sementes de Soja (UBS). Os treinamentos teóricos e práticos foram segmentados em duas etapas, e coordenados pelos professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Doutor Francisco Villela e Geri Eduardo Meneghello.
 
A diretora técnica executiva da APROSMAT, Naisara Dalastra, destaca que a realização deste tipo de curso voltado para gestores/líderes e operadores em UBS de soja, reforça o comprometimento da entidade com seus associados em buscar melhorias nas boas práticas em todos os processos da produção de sementes. “O treinamento surge de uma necessidade identificada por nossos associados, e o papel da APROSMAT é atender estas demandas. O objetivo dos treinamentos contínuos e regulares é contribuir para o aumento da eficiência técnica e operacional dos colaboradores, ainda reforçando que as atualizações e capacitações também preparam estes profissionais com ferramentas e conhecimento, para o enfrentamento dos desafios na jornada de trabalho,  o que resulta em um ganho profissional, melhoria da produtividade, entre outros resultados”, destacou.
 
O Engenheiro Agrônomo e Pesquisador na área de Ciência e Tecnologia de Sementes, Geri Eduardo Meneghello, explica que no período de curso, os participantes receberam informações técnicas sobre os procedimentos corretos e as boas práticas a serem realizadas, para que todo o processo dentro da UBS que priorize no final, a qualidade das sementes produzidas. “O profissional que passou por estes treinamentos, revisou todos os conceitos para se tornar plenamente habilitado e capacitado, e além disso, que ele esteja comprometido com o processo de beneficiamento de sementes. Todas as pessoas que estão dentro de uma indústria de beneficiamento de sementes, por mais simples que seja a função que ela desempenha, ela tem uma função muito importante dentro do processo, o que sempre tratamos nos cursos como sendo um elo de uma corrente, e que quando se rompe um elo, não importa qual seja, o processo pode ser comprometido”, explicou.
 
Segundo o professor Doutor Francisco Amaral Villela, detalhou as áreas do processo de produção mais reforçadas dentro da capacitação, sendo eles, a maturação e colheita da semente de soja e secagem. “Para os gestores e líderes focamos quais são os pontos básicos a terem cuidados especiais, no aspecto de coordenação, como por exemplo, o que temos que levar em conta durante a secagem. E para os operadores, como operar estes equipamentos adequadamente de forma a poder garantir uma semente de alta qualidade, para que a secagem seja um processo que contribua para a preservação da qualidade. Constatamos aqui na UBS, as várias etapas de beneficiamento que visam aprimorar a aparência e a qualidade da semente que vai ser comercializada e finalizamos com a visita técnica no armazenamento refrigerado da UBS”, finalizou.
 
Para o responsável técnico da Sementes Batovi, Rômulo Pereira Lemos, o treinamento foi muito produtivo, com instrutores altamente capacitados que repassaram o conhecimento de forma muito didática. “Nós vamos aperfeiçoar nosso dia-a-dia de trabalho lá na fazenda, levando novidades, alguns processos atualizados, que foram demonstrados durante nesses dois dias. Dessa forma propicie que a gente busque cada vez mais a excelência, que se produza sementes com mais qualidade ainda”, destacou.
 
Ao todo foram capacitados 70 profissionais. Na capacitação após a parte teórica, os participantes fizeram uma visita técnica, na Unidade de Beneficiamento de Sementes da Polato Sementes, na Fazenda Bahia, no município de Pedra Preta (MT).
 
 
  • APROSMAT promove atualização e capacitação técnica para gestores, líderes e operadores de UBS de soja
  • APROSMAT promove atualização e capacitação técnica para gestores, líderes e operadores de UBS de soja

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet