Notícias / Cultura

08/07/23 às 17:47

Cavalgada abre programação da Expoagro

Comitiva com 160 cavaleiros e amazonas saiu do Parque Jonas Pinheiro em direção à sede da prefeitura. Evento marca abertura da Expoagro 2023, que segue até 16 de julho em Cuiabá

AguaBoaNews

via Dialog

Imprimir Enviar para um amigo
Cavalgada abre programação da Expoagro

Foto: Expoagro/Divulgação

A Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Expoagro) começou neste sábado (8) pela manhã com a tradicional Cavalgada. Importante marco histórico não só do campo, mas também da cidade, a cavalgada marca a abertura dos portões do Parque de Exposições Jonas Pinheiro para o evento, que está em sua 55ª edição.

Neste ano, a comitiva da Expoagro reuniu 160 cavaleiros e amazonas, 16 bois e três charretes. O grupo saiu do Parque de Exposições Jonas Pinheiro, que fica no bairro do Porto, e percorreu o centro até a Praça Alencastro. Lá ocorreu o encontro entre os participantes, a diretoria do Sindicato Rural de Cuiabá e o vice-prefeito da cidade, José Roberto Stopa.


Foto: Expoagro/Divulgação

Em nome do prefeito, Emanuel Pinheiro, Stopa recepcionou a comitiva e destacou a colaboração entre sindicato e poder público municipal. “Parceria boa é a que fomenta a economia, como a nossa. No próximo ano, já estaremos com as obras do novo Parque de Exposições avançadas. Nosso objetivo é fomentar cada vez mais a Expoagro como indutora da economia, gerando oportunidade de renda, qualificação para campo e cidade”, declarou Stopa.

O trabalho coletivo também foi foco do presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira. “Agradeço a toda diretoria, que tem trabalhado para que estivéssemos aqui hoje abrindo a Expoagro. Esse trabalho se faz em equipe e não seria possível sem o apoio da prefeitura municipal, do governo do estado e de todos os patrocinadores. Hoje é só o começo!”, afirmou Celso.


Foto: Expoagro/Divulgação

A realização da Cavalgada animou também quem vive o mundo rural no dia a dia, como Antenor Manoel Almeida, 59 anos, domador de animais. “O pessoal todo estava sentindo falta da Expoagro. Estou muito feliz e satisfeito de poder participar, porque é o retorno da nossa festa tradicional. Que Deus dê força pra que nunca acabe”, comentou ele na Praça Alencastro.

A Cavalgada foi finalizada com a “queima do alho”, tradição das comunidades de tropeiros que precede o almoço reunindo toda a comitiva. Como acontece na fazenda, o almoço ocorreu no próprio Parque de Exposições. No menu, pratos tradicionais do “cardápio de peão”, que não à toa é também típico dos cuiabanos e pantaneiros: Maria Izabel, feijão tropeiro, salada.


Foto: Expoagro/Divulgação

Importância histórica. A união de homens, mulheres e animais em uma trilha feita sobre cavalos e outros animais não é um costume somente do mundo rural, mas um importante elemento da história de Cuiabá e Mato Grosso. Isso porque as cavalgadas estão na raiz da história do Pantanal, destaca o historiador Suelme Fernandes. “Foi a forma mais primitiva de deslocamento coletivo e transporte de mantimentos na época colonial. Juntava-se uma boa quantidade de pessoas tanto para mudanças, ocupação, definição de novos caminhos”, informa ele.

Especializado em Antropologia e mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Suelme explica que a função social da cavalgada acabou se ampliando com o passar do tempo. “Essa tradição dos bandeirantes adquire novos aspectos quando a cavalgada começa a ser incluída em festas de santo e outras celebrações religiosas. É quando ganha o significado sociocultural atual”, observa.

 
Foto: Expoagro/Divulgação

Expoagro 2023. Em sua 55ª edição, a Expoagro começou hoje e segue até 16 de julho, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, na capital. A projeção é de um público superior a 200 mil pessoas nos nove dias do evento – dos quais sete terão entrada gratuita. Confira a programação: https://bit.ly/expoagro-programa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet