Notícias / Agricultura

05/07/23 às 16:27

Comissão de Sementes e Mudas de Mato Grosso promove treinamento para responsáveis técnicos

Cairo Lustoza

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Comissão de Sementes e Mudas de Mato Grosso promove treinamento para responsáveis técnicos

Foto: Assessoria

A Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso (CSM/MT) promove em Cuiabá, entre os dias 25 e 27 de julho, um treinamento para responsáveis técnicos (RT) em sementes,  e tem como objetivos capacitar e atualizar estes profissionais sobre a Legislação Brasileira de Sementes e Mudas, que estabelece as normas para a produção, a certificação, a responsabilidade técnica, o beneficiamento, a reembalagem, o armazenamento, a amostragem, a análise, a comercialização e a utilização de sementes.
 
Segundo a presidente da CSM-MT, Tanismare de Almeida, a capacitação é aberta a todos os envolvidos na cadeia produtiva de sementes, onde contemplará os processos contidos nesta produção. “Todos do setor podem participar,  sendo desejável que tenha um conhecimento mínimo sobre o assunto, mas o público-alvo são os responsáveis técnicos em sementes que atuam no campo”, disse.  

As palestras da programação distribuídas nos três dias de treinamento abordarão temas como:  As responsabilidades do RT perante a Legislação de sementes; Vistorias de campo de sementes e emissão dos Laudos de Vistorias; Qualidade de Sementes; Beneficiamentos de sementes; Tratamento de sementes; O uso das informações do laboratório de sementes nas tomadas de decisões; Função do RT na gestão de pessoas e dos processos.

A capacitação será na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (FIEMT), na avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4193. As inscrições podem ser realizadas  pelo link: https://www.sympla.com.br/treinamento-para-responsaveis-tecnicos-em-sementes---csm-mt__1991477.

O evento tem a co-realização da Fundação Pró-Sementes e o apoio da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), da  Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR MT).

A CSM-MT - A Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso (CSM/MT) tem origem na década de 1970, e tem a função consultiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde as demandas e propostas de mudanças de legislação do setor de sementes e mudas devem ser encaminhadas. Atualmente é constituída por um colegiado de 14 entidades que discutem e propõem normas e padrões que são encaminhados para o Mapa para a apreciação.  São elas: Embrapa, Mapa, Unemat, IMA MT, UFMT, Indea MT, Empaer MT, Conab, APROSOJA, APROSMAT, Univag, Fundação Pró-Semente, Sedec MT e APROFIR MT.
 
PROGRAMAÇÃO:

 Dia 25 de julho
13h30-13h50 - Abertura do treinamento
13h50-15h30 - As Responsabilidades do RT Perante a Legislação de Sementes - Dr. Jonas Farias Pinto
 
15h30-16h - Intervalo-Coffee Break
16h-18h - As Responsabilidades do RT Perante a Legislação de Sementes -  Dr. Jonas Farias Pinto

Dia 26 de Julho

08h -10h - Qualidade de Sementes – Prof. Dr. Rogerio Coimbra-UFMT
10h -10h30 -  Intervalo-Coffee Break
10h30-12h30 - Beneficiamento de Sementes - Dr. Jonas Farias Pinto
12h30-14h -  Intervalo-Almoço
14h-15h30 - Vistorias de Campo de Sementes e Emissão dos Laudos de Vistorias - Dra. Cristiane Deuner  
15h30-16h - Intervalo-Coffee Break
16h-18h -  Tratamento de Sementes - Prof. Dr. Rogério Coimbra-UFMT
18h – 21h - Coquetel

Dia 27 de julho
 
08h-08h30 - O Uso Das Informações do Laboratório de Sementes nas Tomadas de Decisões - Dra. Elusa Pinheiro Claros (LAS Indea), José Silvino Moreira Filho (MAPA), Edson Ramos (INDEA MT) e a Dra. Daniela Brandstetter Rodrigues (LAS APROSMAT).
10h-10h30 -  Intervalo-Coffee Break
10h30-11h00 - Painel Laboratório - Representantes INDEA, MAPA, LAS OFICIAL  e APROSMAT
11h-12h -  Função do RT na Gestão de Pessoas e dos Processos  - Eleri Hamer - GOJOB BRASIL
12h – Encerramento.
  • Comissão de Sementes e Mudas de Mato Grosso promove treinamento para responsáveis técnicos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet