Notícias / Agricultura

05/07/23 às 16:27

Comissão de Sementes e Mudas de Mato Grosso promove treinamento para responsáveis técnicos

Cairo Lustoza

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Comissão de Sementes e Mudas de Mato Grosso promove treinamento para responsáveis técnicos

Foto: Assessoria

A Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso (CSM/MT) promove em Cuiabá, entre os dias 25 e 27 de julho, um treinamento para responsáveis técnicos (RT) em sementes,  e tem como objetivos capacitar e atualizar estes profissionais sobre a Legislação Brasileira de Sementes e Mudas, que estabelece as normas para a produção, a certificação, a responsabilidade técnica, o beneficiamento, a reembalagem, o armazenamento, a amostragem, a análise, a comercialização e a utilização de sementes.
 
Segundo a presidente da CSM-MT, Tanismare de Almeida, a capacitação é aberta a todos os envolvidos na cadeia produtiva de sementes, onde contemplará os processos contidos nesta produção. “Todos do setor podem participar,  sendo desejável que tenha um conhecimento mínimo sobre o assunto, mas o público-alvo são os responsáveis técnicos em sementes que atuam no campo”, disse.  

As palestras da programação distribuídas nos três dias de treinamento abordarão temas como:  As responsabilidades do RT perante a Legislação de sementes; Vistorias de campo de sementes e emissão dos Laudos de Vistorias; Qualidade de Sementes; Beneficiamentos de sementes; Tratamento de sementes; O uso das informações do laboratório de sementes nas tomadas de decisões; Função do RT na gestão de pessoas e dos processos.

A capacitação será na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (FIEMT), na avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4193. As inscrições podem ser realizadas  pelo link: https://www.sympla.com.br/treinamento-para-responsaveis-tecnicos-em-sementes---csm-mt__1991477.

O evento tem a co-realização da Fundação Pró-Sementes e o apoio da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), da  Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) e da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR MT).

A CSM-MT - A Comissão de Sementes e Mudas do Estado de Mato Grosso (CSM/MT) tem origem na década de 1970, e tem a função consultiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), onde as demandas e propostas de mudanças de legislação do setor de sementes e mudas devem ser encaminhadas. Atualmente é constituída por um colegiado de 14 entidades que discutem e propõem normas e padrões que são encaminhados para o Mapa para a apreciação.  São elas: Embrapa, Mapa, Unemat, IMA MT, UFMT, Indea MT, Empaer MT, Conab, APROSOJA, APROSMAT, Univag, Fundação Pró-Semente, Sedec MT e APROFIR MT.
 
PROGRAMAÇÃO:

 Dia 25 de julho
13h30-13h50 - Abertura do treinamento
13h50-15h30 - As Responsabilidades do RT Perante a Legislação de Sementes - Dr. Jonas Farias Pinto
 
15h30-16h - Intervalo-Coffee Break
16h-18h - As Responsabilidades do RT Perante a Legislação de Sementes -  Dr. Jonas Farias Pinto

Dia 26 de Julho

08h -10h - Qualidade de Sementes – Prof. Dr. Rogerio Coimbra-UFMT
10h -10h30 -  Intervalo-Coffee Break
10h30-12h30 - Beneficiamento de Sementes - Dr. Jonas Farias Pinto
12h30-14h -  Intervalo-Almoço
14h-15h30 - Vistorias de Campo de Sementes e Emissão dos Laudos de Vistorias - Dra. Cristiane Deuner  
15h30-16h - Intervalo-Coffee Break
16h-18h -  Tratamento de Sementes - Prof. Dr. Rogério Coimbra-UFMT
18h – 21h - Coquetel

Dia 27 de julho
 
08h-08h30 - O Uso Das Informações do Laboratório de Sementes nas Tomadas de Decisões - Dra. Elusa Pinheiro Claros (LAS Indea), José Silvino Moreira Filho (MAPA), Edson Ramos (INDEA MT) e a Dra. Daniela Brandstetter Rodrigues (LAS APROSMAT).
10h-10h30 -  Intervalo-Coffee Break
10h30-11h00 - Painel Laboratório - Representantes INDEA, MAPA, LAS OFICIAL  e APROSMAT
11h-12h -  Função do RT na Gestão de Pessoas e dos Processos  - Eleri Hamer - GOJOB BRASIL
12h – Encerramento.
  • Comissão de Sementes e Mudas de Mato Grosso promove treinamento para responsáveis técnicos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet