Notícias / Acidentes

18/06/23 às 20:49

Marinha resgata sexto sobrevivente de naufrágio em SC

Segundo a Marinha, ele foi resgatado a cerca de 200 quilômetros da costa catarinense com quadro grave de hipotermia e encaminhado ao hospital. Outros cinco tripulantes foram encontrados com vida no sábado (17). Navio com oito pessoas afundou na sexta

Por John Pacheco, g1 SC — Florianópolis

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Marinha resgata sexto sobrevivente de naufrágio em SC

Foto: Safadi Seif

A Marinha do Brasil confirmou no início da noite deste domingo (18) que foi encontrado, com vida, um dos três homens que ainda estavam desaparecidos após o naufrágio do barco pesqueiro “BP Safadi Seif”, na noite de sexta-feira (16) na costa de Santa Catarina. Outros cinco tripulantes já haviam sido encontrados com vida na noite de sábado (17).
 
Identificado como Deivid Luiz Monteiro Ferreira, o homem foi trazido em uma aeronave Super Cougar, da Marinha do Brasil, para a base aérea de Florianópolis e em seguida levado para o Hospital Celso Ramos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).  
"Conseguimos encontrar o náufrago preso a uma boia indicadora de local de pesca, realizamos a aproximação descemos o cesto junto com os nossos mergulhadores e fizemos o resgate do náufrago. Inicialmente estava em uma condição lúcida, desidratado e há dois dias à deriva. Trouxemos para a base de Florianópolis, onde havia uma base do Samu para recebê-lo e dar os primeiros socorros", relatou o capitão-tenente Paiva Aguiar, piloto do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.  
Ainda segundo a Marinha, ele apresentava quadro grave de hipotermia e estava a cerca de 200 quilômetros da costa. O primeiro atendimento médico em terra foi feito pela equipe do helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC).  
As buscas foram encerradas neste domingo e seguem na segunda-feira (19). Ainda estão desaparecidos:
  • Alisson da Silva Santos
  • Diego Silva de Brito
Segundo Luiz Carlos Messias da Silva, um dos tripulantes resgatados na noite de sábado, os três homens que seguiam desaparecidos após o naufrágio saltaram da embarcação antes do resto da tripulação.  
As buscas pelos tripulantes desaparecidos se concentram na área onde as cinco vítimas foram encontradas na noite de sábado (17), a cerca de 160 km da costa catarinense.  
Ainda de acordo com Luiz Carlos, a embarcação inundou após uma onda forte. "A gente estava trabalhando, tudo tranquilo, e depois veio a vaga de mar muito violenta".

"Não foi fácil pra gente. O mar estava muito grosso, as ondas muito fortes. E nós, naquela balsinha. Mas, graças a Deus, conseguimos escapar", relatou.
 
Os cinco primeiros resgatados, todos em bom estado de saúde, estavam juntos numa pequena balsa que era levada pelo pesqueiro. Eles foram encontrados pelo rebocador Thor Frigg, que ajudava nas buscas sob coordenação da Salvamar Sul, destacamento da Marinha que coordena e executa as atividades de busca e salvamento no mar.  
Eles foram levados para terra firme e desembarcaram na manhã deste domingo em Itajaí, no Litoral Norte catarinense. São eles: Domingos Pereira do Rosário, Zoel Teixeira Barros, Djalma dos Santos Silva, Mário Gomes Soares e Luiz Carlos Messias da Silva.  
O naufrágio  
A embarcação pesqueira naufragou no mar com a última comunicação feita cerca de 40 quilômetros da costa da cidade de Garopaba, no litoral Sul catarinense, na noite de sexta-feira (16).  
As buscas foram iniciadas ainda na noite de sexta, segundo a Capitania dos Portos.  
Em coletiva de imprensa, o comandante do 5º Distrito Naval, Silvio Luís dos Santos, informou que a Marinha do Brasil emitiu um alerta, no dia anterior, sobre os reflexos da passagem do ciclone extratropical no mar.  
"O mar estava muito alto, com ondas muito grandes", relatou.
Localização do último sinal detectado de barco que naufragou em SC — Foto: Arte/g1
Localização do último sinal detectado de barco que naufragou em SC — Foto: Arte/g1

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet