Notícias / Acidentes

18/06/23 às 07:38 / Atualizada: 18/06/23 às 13:45

Barco com oito pessoas naufraga em Santa Catarina

Estado é atingido, junto com o Rio Grande do Sul, por ciclone

Heloísa Cristaldo / Agência Brasil

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Barco com oito pessoas naufraga em Santa Catarina

Foto: Safadi Seif

Uma embarcação pesqueira naufragou, na noite desta sexta-feira (16), a cerca de 40 quilômetros de Garopaba, no litoral de Santa Catarina. A informação foi confirmada pela Marinha neste sábado (17). A embarcação "BP Safadi Seif" levava oito pessoas. 

Segundo o 5º Distrito Naval, as buscas começaram na noite de ontem e continuam no local. Ainda não há informações sobre vítimas. A Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) vai instaurar inquérito administrativo, com prazo de 90 dias de conclusão, para apurar as possíveis causas e responsáveis. 

Ciclone 

Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina sofrem, desde quinta-feira (15) com a passagem de um ciclone extratropical. Ele provocou chuvas intensas e ventos fortes, principalmente nas regiões serrana, metropolitana e no litoral norte gaúcho, além do leste catarinense. De acordo com a Defesa Civil Nacional, 34 cidades gaúchas e 17 catarinenses foram afetadas. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), grandes volumes de chuva vão atingir ainda neste fim de semana o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Em São Paulo, o acúmulo de chuva deve se concentrar, principalmente, no Vale da Ribeira, com volumes superiores a 100 milímetros (mm) em 24 horas.


 
Atualização em 18.06 às 08h44
 
Cinco dos oito tripulantes do barco “BP Safadi Seif”, que naufragou no Litoral Sul de Santa Catarina, foram encontrados e resgatados na noite deste sábado (17), cerca de 24 horas após o desaparecimento. O grupo foi achado por um navio rebocador que patrulhava a área, a 180 km da costa.
 
Os cinco homens estavam flutuando em uma pequena balsa.
 
A Marinha confirmou o resgate e informou que as cinco pessoas estavam em “bom estado de saúde”. A corporação acrescentou que mantém buscas pelos outros três desaparecidos.
 
Desde o desaparecimento, na sexta-feira (16) a Capitania dos Portos em Santa Catarina iniciou buscas aéreas no primeiro local indicado do desaparecimento: a cerca de 40 km da costa de Garopaba, no litoral sul. A região foi onde o último sinal da embarcação foi detectado, na tarde de quinta-feira (15).
 
Durante o sábado (17), o Corpo de Bombeiros detalhou que recebeu registros de embarcações que avistaram o “Safadi Seif” em outra região a cerca de 180 km da costa catarinense. Com isso, a busca, que foi suspensa no início da noite, seria ampliada neste domingo (18).
 
Nas redes sociais, imagens que seriam da pequena balsa sendo resgatada pelo rebocador foram divulgadas, mas não confirmadas pela Marinha, que marcou para a manhã de domingo, às 11h30, uma coletiva de imprensa para detalhar o resgate e a continuidade das buscas.
Homens resgatados chegaram em terra firme — Foto:  Juan Todescatt/ NSC TV
Homens resgatados chegaram em terra firme — Foto: Juan Todescatt/ NSC TV
 
Os cinco tripulantes resgatados após o naufrágio de um barco pesqueiro no litoral de Santa Catarina chegaram em terra firme, na manhã deste domingo (18), em Itajaí, no Litoral Norte (foto acima). Três homens seguem desaparecidos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet