Notícias / Agricultura

11/05/23 às 14:41 / Atualizada: 11/05/23 às 14:49

Milho segunda safra mantém boas condições, apesar da onda de frio, aponta EarthDaily Agro

Há risco de geadas nas regiões serranas de Santa Catarina e parte do sul do Paraná

Carol Silveira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Milho segunda safra mantém boas condições, apesar da onda de frio, aponta EarthDaily Agro

Paraná, mapa NDVI, Fonte: EarthDaily Agro

Foto: Assessoria

Dados apurados pela EarthDaily Agro, empresa que realiza o monitoramento das lavouras de safra por satélite, a previsão para os próximos dias aponta uma onda de frio com mínimas de 5°C a 6°C abaixo da média, atingindo a região Sul e parte do Sudeste do país, sendo que o modelo climático americano (GFS)  indica possibilidade de geada nas áreas serranas de Santa Catarina e parte do sul do Paraná.

“No Paraná, o frio que passa pelo estado não deverá afetar de maneira significativa as lavouras de milho segunda safra. A produtividade do grão no estado está estimada acima de 93 sacas/hectare, mas, em algumas regiões como parte do centro e do leste, a produtividade pode ser significativamente menor. Nessas áreas, há risco de quebra de safra, isso porque o NDVI, que é o índice que aponta o vigor da vegetação, está baixo e mostra uma analogia com o ano ruim de 2018”, comenta Felippe Reis, analista de culturas da EarthDaily Agro.

No Centro-Oeste, Mato Grosso continua com dinâmica do NDVI muito boa, mesmo com o menor volume de chuvas nos últimos. Dados do modelo europeu (ECMWF) indicam que a umidade do solo deve diminuir nos próximos dias, mas sem grandes preocupações para o curto prazo. Há possibilidade de recorde de produtividade na região de Sorriso, porque a evolução do NDVI aponta boa condição das lavouras, favorecendo a alta produtividade.

No Mato Grosso do Sul, após um plantio tardio, evidenciado pela curva do NDVI na segunda quinzena de março, a dinâmica se manteve boa em abril e prossegue assim até o momento. A umidade do solo deve diminuir, mas sem preocupações para o curto prazo.

Em Goiás, apesar da piora da dinâmica do NDVI nos últimos dias, o índice continua em alto patamar e a umidade do solo se mantém satisfatória.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet