Notícias / Prefeitura de Água Boa

08/05/23 às 17:23 / Atualizada: 08/05/23 às 17:39

SES realiza capacitação em Água Boa para dentistas da Região Leste de MT

A capacitação é para atendimento à pessoa com deficiência e vai qualificar 20 profissionais.

Cristiane Cândido-ASCOM

Imprimir Enviar para um amigo
SES realiza capacitação em Água Boa para dentistas da Região Leste de MT

Foto: Assessoria

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) realiza, entre os dias 08 a 12 de maio, em Água Boa, uma capacitação em atendimento odontológico à pessoa com deficiência. A parte teórica está acontecendo na UAB e a prática será no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

O prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz Filho, o Secretário de Saúde Mateus e a coordenadora do CEO de Água Boa, Juliane Ceolin, participaram da abertura, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (8), na UAB. Na oportunidade, alunos e profissionais da Escola Pestalozzi realizaram uma apresentação cultural dando as boas vindas aos participantes. 

De acordo com o prefeito Dr. Mariano, receber esse curso no município é motivo de muito orgulho. O prefeito agradeceu todos os envolvidos, desejou a todos uma boa formação e ressaltou que diante da distância entre os municípios de MT, é preciso criar uma logística para resolver o maior número possível dos problemas dentro das regiões.  

A coordenadora de Saúde Bucal do Estado de MT, Andréia Coelho, elogiou a gestão  pelo cuidado com a Saúde. “Não conhecia este município e estou encantada com o olhar diferenciado que vocês têm com a Saúde, o que é feito aqui precisa ser muito divulgado para que os outros municípios vejam que é possível.”

Ainda de acordo com Andréia, hoje é uma obrigação de todo CEO ter uma cadeira odontológica para pacientes especiais e o CEO de Água Boa terá esse atendimento para evitar que os pacientes tenham que se deslocar para outras localidades.

A capacitação é coordenada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), em parceria com o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) e a Coordenadoria de Saúde Bucal da SES e tem o objetivo de aprimorar os serviços ofertados pelos cirurgiões-dentistas da Região Leste do Estado que atendem via Sistema Único de Saúde (SUS).

Esta é a segunda capacitação realizada neste ano; a primeira ocorreu em fevereiro e qualificou 20 profissionais odontológicos da baixada cuiabana.

Estão participando 20 profissionais que atuam nas regionais de saúde Garças Araguaia, Norte Araguaia Karajás, Araguaia Xingu e Médio Araguaia, que compreendem a Região Leste de Mato Grosso. Outras cinco turmas do curso devem ser abertas nos próximos meses, contemplando todas as regiões do estado.

As aulas ocorrerão em período integral. Nos dias 08 e 09, os alunos terão a parte teórica na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), onde terão palestras sobre a Lei brasileira de inclusão, evolução conceitual de Pessoa com Deficiência, terminologia, conceitos e classificação das deficiências, CID, CIF, principais deficiências e alterações fisiopatológicas e humanização do atendimento odontológico.

Já no dia 10, terá início a parte prática com experimentação de contenção e imobilização protetiva e prontuário odontológico, além da execução do trabalho prático de educação em saúde na Associação Pestalozzi de Água Boa. Por fim, os alunos da capacitação farão o atendimento aos pacientes com deficiência na sede do Centro de Especialidades Odontológicas do município, onde praticarão, desde a anamnese, passando pela avaliação dos exames laboratoriais, definição das condutas clínicas até a conclusão do atendimento com os procedimentos necessários.

De acordo com o coordenador da capacitação para o atendimento à pessoa com deficiência da ESP-MT, Assis Gomes, todo o processo será acompanhado pelos professores, que são especialistas no atendimento odontológico à pessoa com deficiência e pelos técnicos da SES. “Queremos aprimorar o atendimento na rede pública de saúde de maneira que todo paciente receba um serviço de qualidade, integral e de acordo com as suas particularidades”, diz o coordenador.

Mais fotos AQUI

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet