Notícias / Esportes

29/04/23 às 12:13 / Atualizada: 29/04/23 às 12:56

Rafting e Canoagem - Vamos aprender a navegar? Saiba como se tornar um adepto da canoagem em MT

Stephanie Romero

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Rafting e Canoagem - Vamos aprender a navegar? Saiba como se tornar um adepto da canoagem em MT

Foto: Assessoria

Já pensou em fazer rafting em Jaciara? Ou melhor, já pensou em ir além e se tornar um exímio praticante de canoagem? Além do passeio que já faz parte do destino turístico em Mato Grosso, o rafting permite uma sensação única de liberdade, muita adrenalina e bem estar. Mas ser um canoísta traz mais conhecimento sobre navegar nas corredeiras desde as águas mais tranquilas quanto nas correntezas mais fortes.

Com 13 anos de experiência como condutor local e instrutor formado pela American Canoe Association (ACA), Hilton Figueiredo, promove todos os meses em Jaciara o curso ACA de canoagem em águas brancas. A modalidade é para quem inicia na atividade navegando em lagos, rios mais calmos, até mesmo com um certo nível de corredeiras e cachoeiras com determinado padrão de segurança.

“É um curso bem didático baseado na metodologia da ACA, além de ser bem divertido também. Não é necessário que a pessoa tenha experiência com o esporte, mas precisa apenas da vontade de ingressar em um novo esporte e estilo de vida sensacional”, explica o instrutor Hilton Figueiredo.  

O curso tem 2 dias de duração no Rio Tenente Amaral, em Jaciara. Ele começa em um lago de água parada onde são ensinadas as técnicas e fundamentos básicos de canoagem, como a mecânica das remadas, postura, leitura de rio, noções de resgate e auto resgate.

“Praticamos tudo no primeiro dia em águas calmas para se ter uma interação, e no segundo dia realizamos uma descida já em um rio com água corrente e corredeiras, aplicando na prática aquilo que foi treinado no dia anterior. Durante o curso a gente filma a pessoa, passa um feedback e mostra pra ela onde está errando e os pontos a melhorar. Um fotógrafo também acompanha todos os dias do curso”.

O curso de canoagem é realizado mensalmente na cidade. O Rio Tenente Amaral é considerado ideal para a prática, por ser amigável e um dos melhores do Brasil para se aprender a modalidade. Jovens a partir dos 15 anos podem participar do curso, desde que com a presença de um tutor responsável.

“Futuramente quero lançar projetos sociais na região para podermos trazer jovens e crianças para o esporte, para formar futuros competidores tanto de rafting quanto da canoagem”.

Além do curso mensal, que ocorre duas vezes por mês, Hilton também oferece consultoria e orientações, além de oficinas mais avançadas para quem quer desenvolver novas habilidades e evoluir na modalidade, refinando a técnica no rio.

Uma vida de amor com o rio

A paixão pelo esporte na água começou na infância, com os pais aventureiros que adoravam uma beira de rio, cachoeiras, acampar e pescar. O filho que acompanhava os pais nos passeios foi tomando gosto pelo esporte.

Ao concluir o ensino médio e se preparar para o Enem, Hilton Figueiredo passou a trabalhar com rafting a convite de amigos em uma empresa local em Jaciara. Como já era habituado, adaptou-se rápido e logo se tornou guia de rafting.

“Após quase um ano, comecei a remar o caiaque de águas brancas, que é uma modalidade onde navegamos por corredeira e lugares únicos que só a canoagem proporciona para nós. Na época o esporte era bem desconhecido, era muito difícil acesso aos equipamentos, eu comecei a remar por conta de amigo meu, que vinha de Cuiabá aos fins de semana para remar. Ele tinha sempre dois equipamentos e fornecia um para mim poder descer junto. Como eu já estava acostumado com o rio e tinha uma certa noção, desenvolvi bem rápido”.

Com o tempo, Hilton fez o curso de instrutor de canoagem em águas brancas pela ACA, que é a escola mais antiga e renomada do mundo neste segmento. Desde 1880, ela usa uma metodologia utilizada até hoje.

“Desde 2016 e sou instrutor de canoagem em águas brancas nível 4. Hoje em dia trabalho em praticamente quase todos os segmentos dos esportes de aventura aquáticos (rafting, caiaque, boia cross..) e também faço parte da maior organização de rafting do mundo que é a IRF (International Rafting Federation), sendo Trip leader de rafting classe 3”.

Além disso, Hilton se orgulha das experiências de trabalho pelas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país. Ele já atuou como coordenador e guia de rafting, safety caiaque em várias empresas do Brasil.

“Tenho experiência nas expedições de rafting do Jalapão, em Tocantins, onde existe a maior e uma das mais lindas expedições de rafting do mundo. Atualmente estou atuando na minha cidade-natal trabalhando pela Centro Oeste Rafting Expedições, que é uma empresa local na qual tenho uma parceria junto ao empresário Fábio Barleta, que incentiva e motiva o meu curso de canoagem em águas brancas que está em desenvolvimento aqui em Jaciara”.

Mais informações: (66) 999105145 / @cerradosick / @cerradofl0w / kayaker.hilton@gmail.com

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet