Notícias / Barra do Garças

15/04/23 às 14:31

Jovem é preso pela Polícia Civil após replicar mensagens falsas e provocar pânico em comunidade escolar

O autor alegaou que apenas repostava informações repassadas por terceiros, mesmo sabendo se tratar de fatos inverídicos e achava que não seria identificado

AguaBoaNews

com assessoria da Polícia Civil

Imprimir Enviar para um amigo
Jovem é preso pela Polícia Civil após replicar mensagens falsas e provocar pânico em comunidade escolar

Foto: Assessoria PC

A Polícia Civil identificou em Barra do Garças, no leste do estado, o autor de mensagens de ameaças contra escolas da cidade. Um jovem de 18 anos foi localizado e preso, nesta sexta-feira (14.04).

O encaminhamento foi realizado pela equipe gestora de uma instituição de ensino. Um estudante foi vítima de uma notícia falsa falando que ele iria provocar atentados contra uma escola.

Após investigação da 1ª Delegacia, com apoio do Núcleo de Inteligência da Regional de Barra do Garças,  foi possível identificar que o mesmo perfil de rede social, também, havia realizado postagem falsa contra outra escola de Barra do Barças.

Após diligência foi possível identificar o responsável pelo referido perfil, que foi localizado e preso para responder criminalmente pelo ato praticado.

O autor alegaou que apenas repostava informações repassadas por terceiros, mesmo sabendo que se tratava de fatos inverídicos e achava que não seria identificado por usar perfil falso na rede social.

O preso tem 18 anos de idade, não é estudante e as investigações continuam para a identificação das pessoas que pediram para que fossem repostadas informações falsas,  pois tal conduta também é tipificada como crime.

A Polícia Civil esclarece que as redes sociais são regidas por leis e procedimentos próprios, não havendo anonimato no seu uso. E, alerta que criar ou espalhar falsos boatos não é brincadeira, trata-se de crime e os seus autores serão identificados e presos.

 Escola Segura

A ação investigativa faz parte da Operação Escola Segura, desencadeada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com as Polícias Civis dos estados. A mobilização inclui ações preventivas e repressivas contra ataques a escolas em todo o país.

A Polícia Civil tem atuado de imediato para reprimir as condutas criminosas e pessoas podem ser presas ou apreendidas em qualquer momento. As ações investigativas estão sendo executadas com foco na repressão às divulgações de ameaças em redes sociais envolvendo escolas de Mato Grosso, lembrando que a internet não é terra sem lei e quem age desta forma será identificado e devidamente responsabilizado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet