Notícias / Agricultura

10/04/23 às 14:11

Produtores rurais recebem auxílio da ATEG para produzir cacau em Mato Grosso

AguaBoaNews

com Ascom Senar

Imprimir Enviar para um amigo
Produtores rurais recebem auxílio da ATEG para produzir cacau em Mato Grosso

Foto: Assessoria

Na época da Páscoa, quando aumenta a comercialização do chocolate , é importante lembrar que antes de chegar embalado nas mãos, ele é cultivado no campo. No Sítio Alvorada em Colniza, Antônio e Rodrigo Espíndola, pai e filho, têm recebido assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) para se desenvolver na cadeia produtiva da cacauicultura.

A família iniciou a produção do cacau em Rondônia e com o conhecimento sobre a cultura manteve o cultivo quando se mudou para o estado vizinho. “Estamos plantando desde 2007 e como a gente já mexia com o cacau em outro estado, resolvemos fazer uma roça aqui para sobreviver”, afirmou Sr. Antônio, de 71 anos.

 

 
O início do plantio em Colniza foi apoiado pelo cultivo de outra fruta: a banana. “Plantei o cacau em consórcio com a banana para que ela conseguisse cobrir o tempo de espera até conseguir uma boa produção de cacau”. Hoje, a família segue apenas com a cacauicultura e destaca que a cultura traz muitas vantagens. “Além de dar dinheiro, ele precisa de sombra e como a região é muito quente, a sombra da lavoura contribui para trabalhar”, afirmou Antônio.

Após seis meses de atendimento da ATeG do Senar-MT, a expectativa é melhorar ainda mais. “Já acendeu uma luz no fim do túnel, estamos aprendendo bastante coisa com o Senar-MT e agora esperamos incentivos dos órgãos competentes para conseguirmos comercializar melhor”, destacou Rodrigo.

O sonho de Sr. Antônio é realizar o beneficiamento do grão e abrir uma agroindústria para produzir o pó e a pasta do cacau. “Ele é vendido a um preço baixo e lá na frente dobra de valor, por isso, nossa meta é que ele saia daqui já como subproduto”.

 

Para o engenheiro agrônomo e técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Marcos Vinícius, a logística é um dos grandes gargalos dos produtores. “Quando conseguimos encontrar um bom ponto de escoamento é animador, porque conseguimos produzir uma quantidade definida e com a certeza da comercialização”.

Assistência Técnica – Atualmente, o Senar-MT apoia 32 cacauicultores no estado, por meio da ATeG. Segundo o supervisor Thiago Salapata por ser uma cadeia que não é comum em nosso estado exige um aporte de conhecimento maior. “A cultura demora muitos anos para iniciar a sua produção e erros que possam ser cometidos podem impactar diretamente nos resultados”, destaca o profissional.

Segundo ele, apesar de ser incomum, a cacauicultura em Mato Grosso tem potencial para crescer, com apoio da assistência. “O produtor se sente mais seguro em investir na cultura, porque as orientações técnicas possibilitam a realização de ações mais assertivas, reduzindo riscos ao seu investimento”, destaca.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet