Notícias / Indígena

08/02/23 às 19:48 / Atualizada: 08/02/23 às 20:10

Reconhecimento - 'Ter alguém como a primeira-dama de MT em todos os Estados seria importante para os povos indígenas', afirma cacique

Madrinha dos povos indígenas, primeira-dama Virginia Mendes foi homenageada com cocar

Redação AguaBoaNews

com Secom

Imprimir Enviar para um amigo
Reconhecimento - 'Ter alguém como a primeira-dama de MT em todos os Estados seria importante para os povos indígenas', afirma cacique

Presente dos indígenas da aldeia Volta Grande para a primeira-dama Virginia Mendes

Foto: Jana Pessôa/Unaf

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, foi reconhecida pela atuação em prol dos povos indígenas, e recebeu da Aldeia Volta Grande, da Terra Indígena Sangradouro, um cocar especial. A homenagem foi entregue nesta terça-feira (07.02), Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, na sede da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), onde Virginia é voluntária.

"Viemos agradecer à primeira-dama por atender nossas demandas e estar sempre atenta às nossas dificuldades. Ter alguém como ela em outros estados seria muito bom para os povos indígenas, pois o trabalho dela é muito importante para nossos povos”, manifestou o cacique da aldeia, Geraldo Tsadamnha.

Alessio Tseredzati Tsiruwe We, também da Aldeia Volta Grande, lembrou que desde o início da gestão a primeira-dama tem buscado acolher os povos indígenas, e destacou, entre outras ações, a entrega de cestas básicas para as comunidades indígenas de Mato Grosso. Todas as 43 etnias do Estado receberam as doações, por meio do programa Ser Família, gerido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc). 

Idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o programa Ser Indígena também foi implantado para garantir mais dignidade aos indígenas, por meio de ações de cidadania e acesso a diversos serviços públicos, como a emissão de documentos pessoais. Os beneficiados pelo programa também receberam doações de brinquedos, kits escolares, produtos de higiene pessoal e cobertores.

Além disso, a articulação da primeira-dama junto à Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) também garantiu a perfuração de poços artesianos em aldeias indígenas, por meio do programa Água Para Todos.

Outras ações também foram realizadas pelo Estado por meio de outras secretarias, como a de Educação, que tem ampliado o número de escolas indígenas e investido na qualificação dos profissionais. 

“Me sinto muito honrada por receber esse carinho e me sinto orgulhosa de ser madrinha dos povos indígenas. Desde o início da gestão sempre procuramos olhar com carinho e atenção, e dar mais dignidade aos nossos irmãos indígenas, e receber este presente me deixa muito grata. Continuaremos sempre lutando e defendendo seus direitos”, declarou a primeira-dama.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet