Notícias / Indígena

05/02/23 às 09:19

Saída de garimpeiros e famílias é espontânea, diz o governo de Roraima

Embarcações lotadas de homens, mulheres e crianças preocupam governado

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

Rede Globo

O serviço de inteligência do governo de Roraima teve acesso a fotos e vídeos de pessoas saindo espontaneamente de áreas consideradas de garimpo, localizadas na Terra Indígena Yanomami, segundo informou a Secretaria de Comunicação.

Porém, a quantidade de pessoas em barcos e canoas, com lotação acima do nível de segurança, passou a preocupar as autoridades estaduais.

Homens, mulheres e crianças que, tendo conhecimento das operações que deverão ocorrer nos próximos dias, resolveram se antecipar e evitar problemas com a justiça.
 
O governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium, entrou em contato com os ministros Rui Costa (Casa Civil) e José Múcio (Defesa), para informar o que está acontecendo.
 

Antonio Denarium, governador em Roraima

 
Denarium relatou a situação aos ministros e propôs ao governo federal que o auxiliasse no apoio a saída desses trabalhadores que se encontram em área de garimpo e que escolheram a saída espontânea e pacífica.

“Falei no início da tarde deste sábado com os ministros Rui Costa e José Múcio sobre o que conseguimos apurar acerca da situação do garimpo em tempo real e propusemos ao Governo Federal, que avalie uma forma de apoiar o Estado no recebimento e incentivo para esses trabalhadores [homens, mulheres e até crianças] que desejam sair de forma espontânea e pacífica, evitando qualquer tipo de confronto”, frisou o governador.
 
O governador diz ter sentido nos ministros o desejo de ajudar. “Sei da necessidade de uma avaliação junto aos Comitês e Grupos de Trabalho montados pelo Governo Federal, sob comando do presidente Lula. E estou bastante otimista que iremos encontrar uma saída para essa crise de uma forma que o Brasil e Roraima saiam fortalecidos”, destacou Denarium.

Reunião em Brasília

Na sexta-feira (3), em encontro entre o governador e os ministros Rui Costa e Alexandre Padilha, iniciou-se um alinhamento com a proposta da formação de um grupo de trabalho integrando Governo do Estado, Governo Federal e Municípios e, mesmo ainda não estando formalizado o nome dos integrantes, já se evidencia uma dinâmica de maior proatividade de todos os envolvidos.

Para o governador de Roraima não existe solução para um problema dessa magnitude sem que haja a união de forças pensando em resolver de forma definitiva e não paliativa, os problemas que afligem o Estado. “Roraima é um Estado de gente trabalhadora e que nos últimos quatro anos cresceu e desenvolveu, sempre aparecendo com os melhores índices do país. Juntos com o governo federal, vamos sanar os problemas e dar à nossa gente, indígenas ou não, a qualidade de vida que merecem, respeitando suas cultura e hábitos”.
 
Ministro anuncia ida a Roraima

O ministro da Defesa, José Múcio, disse ao governador Antonio Denarium que entre terça e quarta-feira da próxima semana (07 ou 08) estará desembarcando em Roraima com uma comitiva para agilizar a solução dessa crise e agradeceu o empenho do Governo do Estado nesse trabalho.

“Falei com o governador Denarium agora pouco, ouvi sua proposta de auxiliar os trabalhadores que estão saindo do garimpo de forma espontânea e informei a ele que iremos avaliar com muito carinho, pois o governo Lula não quer nenhum tipo de confronto, buscaremos o diálogo sempre que como primeira opção”, frisou o ministro da defesa, José Múcio.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet