Notícias / Indígena

02/02/23 às 10:04

Lideranças Xavante apresentam demandas na sede da Funai, em Brasília

Redação AguaBoaNews

com Assessoria da Funai

Imprimir Enviar para um amigo
Lideranças Xavante apresentam demandas na sede da Funai, em Brasília

Foto: Rafael Campos/Funai

Uma comitiva de aproximadamente 30 lideranças Xavante compareceu nesta terça-feira (31) na Sede da Funai, em Brasília, para apresentar demandas referentes a empreendimentos que perpassam suas terras, atividades de etnodesenvolvimento e indicações de representantes para compor equipe da Funai nas Coordenações Regionais de Ribeirão Cascalheiras e Barra do Garças.

Os indígenas eram representantes das Terras Indígenas São Marcos, Pimentel Barbosa, Koluene, Sangradouro, Parabubure e Areões, todas em Mato Grosso.

A diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade, atendeu o grupo e declarou “Nós vamos trabalhar na Funai sempre pela legalidade. Nós vamos sempre incentivar vocês a fazerem atividades dentro das terras indígenas conforme a lei assegura. Nossa missão é essa: garantir os direitos dos povos indígenas, garantir que vocês possam viver em paz e harmonia.”

Contentes com o novo governo, as lideranças manifestaram confiança na nova gestão da Funai. “Espero que haja transparência no trabalho com os povos indígenas, espero que os projetos tenham bom resultado no futuro e para as gerações”, comentou Felix Xavante, da Terra Indígena São Marcos.

Também presente na reunião, a equipe da Coordenação-Geral de Licenciamento Ambiental comprometeu-se a posteriormente visitar as terras indígenas para tratar de assuntos referentes à Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e a BR 080.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet