Notícias / Indígena

31/01/23 às 08:12

MPF apura possível desnutrição de índios xavantes em Barra do Garças e Campinápolis

O inquérito faz parte da força tarefa do Ministério da Justiça para analisar a situação real de todos os territórios dos povos indígenas,...

MPF apura possível desnutrição de índios xavantes em Barra do Garças e Campinápolis

Foto: Assessoria DPMT

O Ministério Público Federal (MPF) abriu dois inquéritos civis apurar também alto índice de internações e de recidivas de internações decorrentes do cenário de desnutrição infantil de indígenas em Mato Grosso. As duas portarias foram assinadas pelo procurador da República, Everton Pereira Aguiar Araújo.

O objetivo é apurar a atuação do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante - DSEI Xavante e da Coordenação Regional Xavante - CR Xavante, nos municípios de Barra do Garças e Campinápolis, frente ‘ao alto índice de internações e de recidivas de internações decorrentes do cenário de desnutrição infantil de indígenas‘, diz trecho das duas portarias.   
O inquérito faz parte da força tarefa do Ministério da Justiça para analisar a situação real de todos os territórios dos povos indígenas, depois do estado de emergência decretado pelo Ministério da Saúde em relação a Terra Indígena Yanomami, em Roraima. O Ministério da Justiça também determinou abertura de inquérito policial para apurar o crime de genocídio e crimes ambientais em Roraima.  

Em Mato Grosso, 3 coordenadores que ocupavam cargos na Funai e na Saúde Indígena no Estado, foram exonerados pelo governo Lula, já que eram indicações de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.   Audimar Rocha Santos, coordenador distrital de saúde indígena de Cuiabá, foi o primeiro a ser exonerado. Ele era indicação do deputado federal José Medeiros (PL), que era vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal.  

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet