Notícias / Agricultura

18/01/23 às 19:25

Governo de Mato Grosso altera legislação para comercialização de sementes domésticas

Cairo Lustosa

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo de Mato Grosso altera legislação para comercialização de sementes domésticas

Foto: Assessoria

O Governo de Mato Grosso alterou a Lei nº 9.415(21/07/2010), que trata sobre a Fiscalização do Comércio Estadual de Sementes e Mudas, onde na comercialização de sementes de uso doméstico, caracterizada pela venda em embalagens de até 10 gramas, fica o estabelecimento desobrigado dos registros na Junta Comercial e no INDEA-MT e também na inscrição no Registro Nacional de Sementes e Mudas - RENASEM.

A alteração ocorreu por meio de projeto de lei do deputado estadual, Dilmar Dal Bosco (União Brasil), e foi sancionada pelo governador de Estado em exercício, Otaviano Pivetta, e contou com a participação do Fórum Agro MT, que tem como integrante a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT).

Para Dilmar Dal Bosco, com a alteração na Lei o benefício será de todos, já que este tipo de produto é comercializado nos pequenos estabelecimentos onde os clientes são em geral da agricultura familiar. “É um benefício para pequeno comerciante de sementes domésticas, aquelas até 10 gramas que a legislação anterior não atendia, o que diminui custos e melhora a vida de quem compra e quem vende, pequenas mercearias, comércios e outros setores que realizam a venda das pequenas quantidades”, destacou.

O vice-presidente da APROSMAT, Gutemberg Carvalho Silveira, destaca que foram três anos de trabalho junto à Assembleia Legislativa para que ocorresse a alteração da Lei para uso doméstico de sementes. “A APROSMAT enaltece o empenho dos deputados da Frente Parlamentar da Agricultura, para que houvesse este avanço, e vai contribuir e muito para a cadeia produtiva de hortaliças, pois vai desonerar o INDEA da fiscalização por se tratar de pequenas quantidades de produtos e vai facilitar para o consumidor encontra-las em qualquer estabelecimento, seja em um mercado ou casa agropecuária e assim poder plantar em seu quintal ou em uma pequena área na legislação antiga cada pequeno estabelecimento que comercializa sementes domésticas era obrigado a ter um engenheiro agrônomo no comércio, o que era inviável para estes locais”, disse. 

O novo texto da Lei também destaca que o registro no INDEA/MT terá o prazo de validade de cinco anos podendo ser renovado, mediante requerimento em modelo próprio e comprovante de recolhimento da taxa devida, que passarão a fazer parte do processo original.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet