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24/12/22 às 09:33

Volkswagen Gol deixa de ser produzido após 42 anos de história

Volkswagen Gol encerra sua carreira de 42 anos



Foram 42 anos de jornada. Lançado em 1980, o Volkswagen Gol foi um dos líderes do mercado nacional ao longo de boa parte desse período. Mas tudo na vida acaba: o modelo deixou de ser produzido hoje (23) na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo . A notícia foi antecipada pela Quatro Rodas. A descontinuação está alinhada com as férias coletivas dos funcionários da planta industrial.

O substituto é o Polo Track, uma versão simplificada da gama Polo que deve chegar às concessionárias até fevereiro de 2023 . O design do modelo já foi revelado e, inicialmente, o seu preço será de R$ 79.990 – valor também conhecido como R$ 80 mil.

O valor fica próximo dos R$ 78.160 pedidos pelo Gol 1.0 no configurador do site da Volkswagen . Pelo que traz, o Polo Track é um negócio bem interessante quando comparado ao seu mais do que defasado antecessor.

 
Polo Track começará a ser produzido em janeiro
Divulgação/Volkswagen
 
Polo Track começará a ser produzido em janeiro
 
A produção do hatch será na mesma fábrica do interior paulista, unidade que está sendo adaptada para a fabricação do novo carro.

Mais pé no chão do que os demais modelos da linha, o Polo Track vem sempre com motor 1.0 de 84/77 cv e 10,4/9,6 kgfm de torque (etanol/gasolina) . O câmbio é o conhecido – e preciso – manual de cinco marchas.

 
Polo Track também tem lanternas do tipo cristal
Divulgação/Volkswagen
 
Polo Track também tem lanternas do tipo cristal
 
Em relação ao Polo renovado, o Track dispensa alguns elementos mais caros. Os faróis não usam lâmpadas de LEDs, um dos recursos que mais chamou a atenção nas demais versões . A grade e para-choque se diferenciam em estilo e formam um conjunto agradável.

Por dentro, o painel é sempre analógico, enquanto a central multimídia também não é sofisticada como as que equipam as configurações mais caras da gama.  De acordo com a Volkswagen, os modelos de pré-venda serão ofertados com o sistema de som Bluetooth e volante multifuncional , ambos vistos na foto abaixo, além de ter a opção de uma central multimídia mais simples do que a dos demais Polo.

Completam a lista os indispensáveis ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos dianteiros , itens que viraram feijão com arroz de uns anos para cá. Ainda não se sabe como ficará a lista de equipamentos de série e opcionais do Polo Track após o lançamento.

O acabamento é mais simples que o do Polo convencional, que também deve neste aspecto. Tudo foi ceifado em nome do custo-benefício. Nem por isso a diferença de preço em relação ao Polo 1.0 MPI é muito grande, dado que ele é comercializado por R$ 82.990. Está certo que cada centavo conta, mas…

Por ora, o sedan Voyage ainda está sendo vendido, mas vai sair de linha em breve, enquanto a picape Saveiro ficará no mercado por mais tempo – não há previsão de uma nova geração dela.


 
Polo Track dispensa central multimídia, que deve ser opcional
Divulgação/Volkswagen
 
Polo Track dispensa central multimídia, que deve ser opcional
 
A mudança é mais do que bem-vinda, pois inclui uma plataforma superior. Lançada no Brasil em 2019, a arquitetura MQB A0 é bem mais moderna do que a antiga PQ24 do Gol, o que permite integrar tecnologias como os controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa (hill holder), além do reforço dos airbags laterais.

A ausência dos controles e das bolsas infláveis laterais entregam a idade do projeto do Gol, um modelo que ainda tem muito da geração de 2008, a chamada G5.

Mesmo que tenha saído de linha, o Gol pode reencarnar. Mas, se seguir a filosofia que muitas religiões pregam, ele deve assumir uma forma diferente. No caso, a grande chance é de voltar como SUV compacto . O argumento é que o nome é muito forte para ser desperdiçado. Contudo, isso fica para outra notícia.

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