Notícias / Indígena

12/12/22 às 21:17 / Atualizada: 13/12/22 às 06:47

Manifestantes quebram carros e tentam invadir sede da PF na Asa Norte, em Brasília

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Manifestantes quebram carros e tentam invadir sede da PF na Asa Norte, em Brasília

Manifestantes tentam invadir PF na Asa Norte

Foto: Luiz Calcagno/R7

Manifestantes tentaram invadir a sede da Polícia Federal nesta segunda-feira (12), na Asa Norte, bairro da região central de Brasília. O ato, segundo parte dos manifestantes, foi organizado como protesto à prisão do Cacique Xavante Tsererê, da Terra Indígena Parabubure região de Campinápolis (MT) que questiona o resultado das eleições deste ano. 

O cacique também é pastor evangélico da Igreja Batista Nacional e atua  na Associação Indígena Ômore Dumhiwêe também foi candidao a prefeito de Campinápolis (MT) nas eleições de 2020 pelo Patriotas e recebeu 689 votos.

Por volta de 20h40, os manifestantes começaram a atear fogo aos carros estacionados no Setor Hoteleiro Norte. Pelo menos três carros já foram incendiados.

Um carro da Defesa Civil e um ônibus também foram depredados. Os passageiros do ônibus foram obrigados a sair do veículo pelos manifestantes. 

Comerciantes da Asa Norte estão fechando os estabelecimentos em meio à confusão, que acontece próxima aos prédio do Metrópoles e da Rede Globo.

 
Pedras e estilingue
 
Mais cedo, os manifestantes quebraram as janelas de diversos carros com pedras.

O grupo continua no local mesmo com a chegada da polícia, que reagiu com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.

A via que desce da Asa Sul rumo à L2, em frente ao Brasília Shopping, está fechada por conta do protesto.

 
Motivação
 
A pedido da Procuradoria-Geral da República, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão temporária de José Acácio Sererê Xavante, pelo prazo inicial de dez dias, pela suposta prática de condutas ilícitas em atos antidemocráticos.
 
Segundo a Polícia Federal (PF), Sererê Xavante teria realizado manifestações de cunho antidemocrático em diversos locais de Brasília (DF), como em frente ao Congresso Nacional, no Aeroporto Internacional de Brasília (onde invadiram a área de embarque), no centro de compras Park Shopping, na Esplanada dos Ministérios (por ocasião da cerimônia de troca da bandeira nacional e em outros momentos) e em frente ao hotel onde estão hospedados o presidente e o vice-presidente da República eleitos.

A PGR afirmou que Xavante "vem se utilizando da sua posição de cacique do Povo Xavante para arregimentar indígenas e não indígenas para cometer crimes, mediante a ameaça de agressão e perseguição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso."

Para o ministro Alexandre, as condutas do indígena "a restrição da liberdade do investigado, com a decretação da prisão temporária, é a única medida capaz de garantir a higidez da investigação”, afirmou em nota do STF.

Relacionada:

Manifestantes denunciam prisão do Cacique e pastor em Campinápolis Tsererê Xavante
 

comentar2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Paulo, em 13/12/22 às 14:18

    Tem que prender essa turma que não sabe perder e passa a borracha

  • por Henrique Almeida, em 13/12/22 às 10:30

    Cuidado com o teor de parcialidade na reportagem. Colar e copiar não é bom para o jornalismo imparcial.

 
 
 
Sitevip Internet