Notícias / Prefeitura de Água Boa

30/08/22 às 12:16

Líderes religiosos participam de encontro intersetorial sobre o Setembro Amarelo em Água Boa

Assessoria Prefeitura de Água Boa

Imprimir Enviar para um amigo
Líderes religiosos participam de encontro intersetorial sobre o Setembro Amarelo em Água Boa

Foto: Ascom - AB

Na tarde desta segunda-feira (29), líderes religiosos se reuniram para participar de um encontro intersetorial sobre “A Valorização da Vida e a Prevenção do Suicídio”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Saúde Mental em parceria com as Secretarias de Assistência Social e da Educação.

O encontro teve por objetivo apresentar a Campanha Setembro Amarelo, os serviços oferecidos em Saúde Mental pelo município e fortalecer os laços entre as ações da Secretaria de Saúde e as instituições religiosas, tendo em vista que os padres e pastores são formadores de opinião que exercem muita influência na vida das pessoas e podem levar informações valiosas para suas igrejas, templos e comunidades.

Como bem explicado pelos profissionais psicólogos que conduziram a conversa, a ideia é unir forças e reconhecer a importância de cada um nesta luta a favor da vida.

Muitos dos líderes que estiveram presentes, agradeceram a oportunidade de participar daquele momento enriquecedor, parabenizando a iniciativa inovadora da equipe.

De acordo com a equipe de psicólogos do município, “todos nós podemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.”

Ainda reforçaram que, se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. Afinal, informação é poder.

“É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar quando alguém próximo está em sofrimento mental e emocional e, a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrando que está disponível para ajudar, demonstrando empatia, e sobretudo, levando-a ao serviço de saúde mais próximo, que vai saber como manejar a situação e acompanhar essa pessoa em sofrimento”, explicaram.

Em Água Boa, é possível encontrar ajuda psicológica nas Estratégias de Saúde da Família (UESF), no Centro Municipal de Saúde, na UDR - Unidade Descentralizada de Reabilitação/UMAS – Unidade Multidisciplinar de Atenção à Saúde Dr. Antônio Carlos Mundim (setor Universitário);

CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial - Vida Nova- Rua da Represa, nº 10, Vila Nova.

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social - Rua Nove, 1070, Centro;

CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Rua 16, 450 – Bairro Centro;

Secretaria Municipal de Educação de Água Boa/MT – Rede de Ensino Municipal

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet