Notícias / Agricultura

10/07/22 às 19:44

Versatilidade do gotejamento subterrâneo possibilita a rotação do cultivo de grãos e tomate industrial em Goiás

Mariana Cremasco

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Versatilidade do gotejamento subterrâneo possibilita a rotação do cultivo de grãos e tomate industrial em Goiás

Lavoura de tomate irrigado por gotejamento subterrâneo, em 109 ha, no município de Piracanjuba – GO, projeto harmonizado com pivôs centrais existentes na fazenda.

Foto: Assessoria

O estado de Goiás é o primeiro no ranking nacional da produção de tomate, respondendo a 70% da produção nacional. Os solos com boa fertilidade, clima apropriado e a proximidade das principais indústrias do setor, tem fomentado cada vez mais o cultivo do tomate, com finalidade industrial.

As principais indústrias estão instaladas nos municípios de Abadiânia, Luziânia, Nerópolis, Vianópolis, Morrinhos, Turvânia, Anápolis, Cristalina, Orizona e Goiânia, transformando essas regiões em um verdadeiro polo da indústria de atomatados.

A variedade do tomate utilizado pela indústria é o rasteiro, portanto para que o fruto não entre em contato com umidade o plantio é realizado na época seca, e para suprir a demanda hídrica do tomateiro, os agricultores utilizam a irrigação. Através da irrigação por gotejamento e a fertirrigação produtores de Goiás já atingiram produtividades acima de 140 toneladas por hectare, com excelente qualidade do fruto e economia de insumos agrícolas, destacando os tratamentos fitossanitários. 

Muitos produtores realizam além do plantio do tomate industrial nas suas áreas o cultivo de grãos no verão, realizando uma rotação entre os cultivos. Desenvolvendo um projeto de irrigação personalizado, a Netafim oferece aos agricultores uma solução de irrigação por gotejamento subterrâneo que possibilita o produtor cultivar na mesma área soja, milho, feijão e a oportunidade também do cultivo do tomate industrial.

Muitas dessas áreas já são irrigadas por métodos tradicionais de irrigação, como os pivôs centrais, com o gotejamento temos a possibilidade de se realizar a harmonização entre os sistemas de irrigação, possibilitando que as áreas não irrigadas pelos pivôs (corners) sejam irrigadas por gotejamento subterrâneo, assim toda área passa a ser irrigada e potencializada, aumentando a produtividade e rentabilidade do produtor, utilizando parte das estruturas de reservatório, energia elétrica entre outras já existentes na fazenda. 



Sobre a Netafim
Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet