Notícias / Policial

24/06/22 às 21:00

Com apoio da Funai, operação combate extração de madeira e garimpos clandestinos em Terras Indígenas do Mato Grosso

Redação AguaBoaNews

com Assessoria / Funai e PF

Imprimir Enviar para um amigo
Com apoio da Funai, operação combate extração de madeira e garimpos clandestinos em Terras Indígenas do Mato Grosso

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Com o apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai), a Polícia Federal atua desde o começo do mês de junho na repressão da extração de madeira e garimpos clandestinos em Terras Indígenas do Norte do estado de Mato Grosso. A ação, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ocorre no âmbito da operação contínua Onipresente e conta ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Na madrugada de quarta-feira (22), foram interrompidas as atividades de 15 caminhões carregados de madeira na Terra Indígena Aripuanã, na região das aldeias Taquaral e Divisa, além de três tratores e três motos. Além dessa ação, nos dias anteriores, equipes também atuaram nos seguintes locais:

- Garimpo no Rio Roosevelt, onde foram inutilizadas 6 balsas, 1 caminhão e 3 motos;

- Garimpo na Terra Indígena Aripuanã, no ponto do Tamari, inutilizados 6 motores e 1 pá carregadeira. Esse ponto também foi alvo da Operação Ato Reflexo, que resultou em prisões relacionadas à extração e comercialização ilegal de ouro;

- Fiscalização na Terra Indígena Apiaká/Kayabi, Zoró e no Parque Nacional do Xingu.



A escolha das localidades fiscalizadas se deu por meio de monitoramento via satélite no sistema Planet, que é capaz de detectar desmatamentos em áreas tão pequenas quanto um quintal de uma casa.  A Onipresente é uma operação contínua que ocorre no âmbito do programa Guardiões do Bioma, do Governo Federal.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet