Notícias / Meio Ambiente

05/06/22 às 12:44 / Atualizada: 05/06/22 às 13:00

Disseminando bons hábitos Engenheira civil encontra vocação na compostagem

Jovem empresária aposta na transformação de resíduos orgânicos com processo natural

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Disseminando bons hábitos Engenheira civil encontra vocação na compostagem

Foto: Assessoria

A empresária Yasmin Rojas Fonseca pensou ter dado 'um tiro no pé' semanas depois de finalmente inaugurar seu próprio negócio, em fevereiro de 2020. Com o início da pandemia da covid-19, as incertezas se impunham, ainda mais para uma pequena empresa de compostagem de resíduos sólidos que dependeria do contato direto com a vida doméstica dos futuros clientes. 
 
Mas o antigo sonho da engenheira civil por formação não poderia ser adiado. Meses antes, já com muitas ideias na cabeça, Yasmin visitou o Centro Sebrae de Sustentabilidade para verificar, na prática, o manejo e destinação dos resíduos. Foi o impulso que ela precisava para tirar o projeto do papel, entender muito mais sobre o processo e receber informações sobre a parte burocrática da empresa. 

 
Nascia a Origem Compostagem com a empresária e mais dois colaboradores. Logo a insegurança gerada pela conjuntura atípica se dissipou, assim que Yasmin percebeu que as pessoas passaram a ficar mais em casa. Consequentemente, cozinhando mais e produzindo mais resíduos. "Notamos a existência de uma demanda crescente nas residências e ficamos atentos a este público. Começamos a atender aos primeiros clientes e o negócio foi crescendo", relata a empresária.  

Para facilitar a dinâmica, a empresa vai até o endereço e deixa um balde para coleta dos resíduos pelo cliente por uma semana ou 15 dias. Ali são depositados sobras de alimentos, cascas de fruta, cascas de ovos, por exemplo. Após este período, o produto é recolhido e levado para a usina natural, localizada na rodovia que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.  No local, todo o lixo orgânico recolhido de casas, apartamentos e de algumas pequenas empresas se transforma em adubo. 

 O processo é manual e natural, utilizando, por exemplo, palha e poda de grama, com controle de umidade e temperatura. O adubo 'fininho', como define Yasmin, é devolvido para o cliente, que pode utilizá-lo de diversas formas.  

Com pouco tempo de atuação, a empresa já conta com cerca de 180 clientes. O rápido crescimento fez com Yasmin procurasse consultorias no Sebrae nas áreas financeira e de marketing. Os ensinamentos foram, na visão da empresária, essenciais para a compreensão acerca dos custos variáveis e fixos. Com mais estrutura, a Origem Compostagem agora vislumbra ampliar a clientela e chegar aos chamados médio geradores de resíduos, como mercados e supermercados.  

O compromisso com o meio ambiente é amplamente atendido, uma vez que parte do adubo produzido é doado para a agricultura familiar. Apenas em 2020, a Origem Compostagem evitou o envio de 61 toneladas de resíduos orgânicos para o chamado 'lixão' em Cuiabá. "Retirar todo esse lixo do meio ambiente é gratificante e cumprimos nosso papel social", completa. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

DOIS DE JULHO, UM DIA ESPECIAL

Se nossa querida Afife estive viva, não tivesse nos deixado há pouco mais de sete meses, em um sábado, como hoje, aqui em Franklin Farm, Herndon, Virginia, EUA, no dia 20 de Novembro do ano passado (2021), HOJE, 02 de Julho de...

 
 
 
 
Sitevip Internet