Notícias / Política

18/05/22 às 10:44 / Atualizada: 18/05/22 às 10:56

Rui Prado diz que deputado federal tem que ter visão ampliada

Redação

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Rui Prado diz que deputado federal tem que ter visão ampliada

Rui Prado é pré-candidato a deputado federal pelo PSD de MT.

Foto: Reprodução/Assessoria

Mandato de deputado federal para ser bem exercido exige visão ampliada. Esse é o entendimento de Rui Prado, pré-candidato à Câmara dos Deputados pelo PSD. Essa visão – avalia – tem que ir além dos projetos de construção do governo federal e de seus programas sociais, e sempre que possível antecipar-se a eles. Rui Prado faz essa afirmação para exemplificar a melhor forma de atuação no tocante aos três trechos ferroviários em obra ou projetados entre a Ferrovia Norte-Sul em Mara Rosa (GO) e Água Boa, de Sinop a Miritituba (PA) e de Rondonópolis a Cuiabá-Lucas do Rio Verde.

Ao site Rui Prado detalhou sobre a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) entre Mara Rosa e Água Boa. Segundo ele essa obra é irreversível e precisará de ações complementares tanto em seu ponto mais ao norte, em Água Boa, quanto nos municípios de Cocalinho e Nova Nazaré em seu eixo de influência. O pré-candidato cita a necessidade da urgente criação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Água Boa, que ofereça cursos para capacitação de mão de obra ferroviária. Ex-presidente do Senar/MT, Rui Prado tem longa experiência na qualificação profissional e sabe o quanto ela é importante no competitivo mercado de trabalho. “No Senar/MT em parceria com os sindicatos rurais de Água Boa, Cocalinho, Canarana, Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina, Campinápolis e de outros municípios no entorno do futuro eixo de influência da Fico ministramos cursos em várias áreas, que foram e continuam sendo úteis a milhares de moradores da região”, revela.

Sobre as ferrovias Ferrogrão e Senador Vicente Vuolo, a primeira planejada para a ligação do Nortão com Miritituba, e a outra, da Rumo Logística, com dois trechos ligando Rondonópolis e Cuiabá, e a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, Rui Prado citou que participou de muitas reuniões para discuti-las, e que na presidência da Famato cobrou o avanço dos trilhos de Rondonópolis para Cuiabá e o Nortão, e que integrou grupos de estudos sobre a Ferrogrão.

Espero que a Câmara prepare Água Boa para o trem. “Essa preparação tem que ser compartilhada com o governo estadual, aonde creio estará por mais quatro anos o governador Mauro Mendes, ao qual apoio, e pela prefeitura, que é o ente federado com maior poder administrativo no município”. Questionado sobre o que seria, na prática, essa preparação, Rui Prado citou que Água Boa registra bom índice de crescimento, mas que, “em razão da ferrovia acontecerá uma explosão populacional, e que o município terá que ampliar sua oferta de água, educação, creche, limpeza urbana, além da necessidade da construção de novos conjuntos residenciais pelo programa de habitação federal em parceria com a prefeitura”.

Em razão do trem haverá impulso desenvolvimentista em todos os municípios da região de Água Boa, que necessitarão de obras estruturantes e de programas sociais. “Toda construção que cause impacto ambiental, como é o caso de ferrovia, tem que fazer compensação aos municípios onde a mesma é realizada. Em assim sendo será preciso se antecipar aos trilhos e articular com a mineradora Vale, responsável pela obra da Fico, pela imediata execução de sua compensação a Cocalinho, Nova Nazaré e Água Boa; essa compensação pode ser por meio de parques municipais, centros de lazer, hospitais, saneamento ou em outras áreas. É importante se antecipar e essa deve ser a maneira do parlamentar federal atuar”, argumenta.

Rui Prado destaca que atuou em todos os municípios mato-grossenses pelo Sistema Famato e que conhece a realidade em todos os rincões. “Há mais de duas décadas mantenho um permanente canal de comunicação com produtores rurais e lideranças do sindicalismo rural. Acompanho a inquietação de proprietários pela falta de garantias jurídicas e diante da proposta apresentada para a elaboração do Zoneamento Socioeconômico Ecológico. Mesmo sabendo que se trata de um tema afeto ao governo estadual entendo que a bancada federal precisa maior presença nos debates, pela força que ela tem e por ser legitima representante da população mato-grossense”.

A sua pré-candidatura representa somente o agronegócio? Rui Prado diz que “não”. Ele se define enquanto participante do agro por ser produtor rural, veterinário e por sua presença em entidades daquele setor, mas coloca sua pretensão eleitoral a serviço de Mato Grosso como um todo. “Quem mais movimenta a economia são os setores do comércio, prestação de serviços e a construção civil, que em sua maioria funcionam nas cidades e vilas. Quero representá-los tanto quanto ao agro e os vejo entrelaçados; basta observarmos nas fachadas das lojas para vermos que há muitas portas abertas atendendo os consumidores da zona rural”.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet