Notícias / Meio Ambiente

07/05/22 às 12:19

Ibama apreende 60 mil estacas de madeira em Operação no Pará

Redação AguaBoaNews

com Assessoria de Comunicação Social do Ibama

Imprimir Enviar para um amigo
Ibama apreende 60 mil estacas de madeira em Operação no Pará

Foto: Assessoria

Brasília (06/05/2022) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Operação Rotina, apreendeu 1.200 m³ de estacas, mourões e barrotes de acapu (Vouacapoua americana) no município de Moju, nordeste do Pará. A carga ilegal, que estava às margens do rio da região, foi recuperada devido à uma denúncia recebida pela Ouvidoria do Ibama.

2022-05-06_apreensao_estacas_PA_Ibama
A madeira encontrada está na lista de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, assim, o corte e a comercialização são proibidos conforme prevê a Portaria MMA nº433/2014. Os responsáveis pelo crime ambiental ainda não foram identificados e o valor estimado da multa é de R$ 360.000,00.

“Os ilícitos ambientais são combatidos a cada operação e, com mais esta ação, o Ibama confirma o compromisso com a preservação ambiental na Amazônia”, conclui o Superintendente do Ibama no Pará, Rafael Ângelo Juliano. Essa é a maior apreensão de acapu realizada no Estado do Pará.

Neste primeiro momento, a madeira será doada às secretarias municipais de meio ambiente, que deverão direcionar o material às iniciativas de ação social que ocorrem em cada área.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet