Notícias / Justiça

28/03/22 às 22:50 / Atualizada: 07/05/22 às 09:06

Justiça mantém vereador de Querência preso por suposta tentativa de homicídio

Allan Mesquita

Gazeta Digital

Imprimir Enviar para um amigo
Justiça mantém vereador de Querência preso por suposta tentativa de homicídio

Foto: Chico Ferreira / Gazeta Digital

O desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando de Almeida Perri, manteve a prisão preventiva do vereador Neiriberto Martins da Silva Erthal (PSC), acusado de sacar uma arma contra um colega no plenário da Câmara Municipal de Querência (973 km de Cuiabá). A decisão é desta segunda-feira (28).

Os advogados do parlamentar ingressaram com um pedido de habeas corpus justificando que a prisão, realizada na última sexta-feira (25), ocasionou um "constrangimento" ao vereador. A defesa também destacou que a própria vítima da ameaça, o vereador Edimar Batista (PDT), declarou ser amigo de Neiriberto e não acredita que o colega da parlamento possa representar uma ameaça.

"Sustenta que não há fundamentação idônea para a manutenção da medida extrema e que “a própria “vítima, que também é vereador, não teme o paciente. Deixou muito claro em seu depoimento que o Paciente não oferece risco para ela, uma vez que são amigos e que referido fato foi uma conduta isolada do paciente”, cita o pedido.

Entretanto, ao analisar a solicitação, o desembargador enfatizou que embora Edimar tenha adotado um tom pacificador em relação a Neiriberto, o episódio é investigado como uma suposta "tentativa de homicídio".

"O ato praticado por Neiriberto constituiu-se, em tese, tentativa de homicídio, uma vez que sacou a arma, apontou-a e, segundo Edimar", puxou o gatilho dela por duas vezes, tudo motivado por desentendimentos de ordem política, é dotado de gravidade concreta que autoriza a sua prisão preventiva para a garantia da ordem pública", citou.

Ao final, o magistrado ainda reiterou um trecho da decisão que autorizou a prisão preventiva destacando que a concessão da liberdade poderia colocar os envolvidos em risco, já que o político não apresentou a arma de fogo e não sabe explicar onde está o revolver utilizado na suposta "tentativa de homicídio".

"Ou seja, em liberdade e autorizado a participar das atividades ordinárias da Câmara, o representado potencializa o temor de vítimas e testemunhas, especialmente porque ainda pode estar na posse da mesma arma que empregou no episódio", cita outra parte do despacho.

O caso

Neiriberto, que é sargento da Polícia Militar e também professor, sacou uma arma de fogo contra o colega enquanto os vereadores disctuiam sobre o aumento de mais 2 cadeiras no legislativo da cidade, que hoje conta com 9 vereadores.
 
Em dado momento do debate, os ânimos se exaltaram e o vereador acabou partindo para cima do colega. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Neiriberto parte para violência. “O trabalho aqui é feito e é organizado. Vossa excelência, seja homem e assuma que recebeu a ligação”, diz o político antes de levantar da cadeira e ir em direção a Edmar.

Eles discutem e, segundo ocorrência policial, Neriberto dá um soco no colega, que cai no chão e, depois, revida. As imagens da TV Câmara não acompanharam toda a situação e ficaram paradas apenas onde o vereador estava sentado.

Depois de sacar uma arma, Neiriberto foi contido por policiais e encaminhado para outra sala. Não houve disparo e a sessão foi encerrada.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet