Notícias / Indígena

29/01/22 às 17:39 / Atualizada: 27/01/23 às 12:06

Em Barra do Garças Funai participa de evento do Governo Federal para apresentação de ações voltadas a crianças e jovens indígenas

Assessoria de Comunicação / Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Em Barra do Garças Funai participa de evento do Governo Federal para apresentação de ações voltadas a crianças e jovens indígenas

O coordenador da Funai em Barra do Garças, Álvaro Peres, durante discurso na cerimônia

Foto: Divulgação

A Fundação Nacional do Índio (Funai) participou nesta sexta-feira (28), em Barra do Garças (MT), de um evento do Governo Federal para apresentação do Plano de Ação de Defesa das Garantias de Direitos das Crianças e Jovens Indígenas. A solenidade contou com a presença do coordenador regional da Funai, Álvaro Peres. Na ocasião, músicos indígenas Xavante, acompanhados de integrantes da Polícia Civil, realizaram a execução do Hino Nacional.

Durante discurso na cerimônia, Peres destacou o trabalho da atual gestão da Funai voltado à promoção da autonomia das populações indígenas. “A Nova Funai tem buscado apoiar os indígenas para que consigam seu próprio sustento, e a unidade da fundação em Barra do Garças está à disposição para contribuir com ações do Governo Federal que beneficiem as comunidades indígenas da região”, destacou o coordenador da Funai.



A Coordenação Regional Xavante é a unidade descentralizada da Funai em Barra do Garças responsável por coordenar e monitorar a implementação de ações de proteção e promoção dos direitos de indígenas que vivem na região sudeste de Mato Grosso. A área de atuação da regional abrange cerca de nove municípios onde vivem aproximadamente 16,8 mil indígenas.

Participaram também da solenidade a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, o superintendente de Assuntos Indígenas da Casa Civil estadual, Agnaldo Santos, além de representantes dos governos locais e de aldeias da região. Proposto pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Plano de Ação de Defesa das Garantias de Direitos das Crianças e Jovens Indígenas será implementado, inicialmente, em comunidades indígenas dos estados de Mato Grosso (Xavante), Mato Grosso do Sul (Dourados-Guarani Kaiowá) e Roraima (Yanomami). O documento é composto por 38 ações e quatro eixos.




 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet