Notícias / Policial

12/01/22 às 21:45

Transporte ilegal de madeira e excesso de peso em Pontes e Lacerda

Equipe da PRF apreende carreta que transportava madeira com 19 toneladas de excesso de peso

Assessoria PRF

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Transporte ilegal de madeira e excesso de peso em Pontes e Lacerda

Foto: Assessoria PRF

Na tarde de ontem (11), na BR 174, município de Pontes e Lacerda, uma equipe da PRF abordou uma carreta que transportava toras de madeira provenientes da cidade de Cáceres-MT. O veículo era conduzido por um homem de 61 anos.
 
Os policiais solicitaram a documentação exigida para o transporte de madeira e o motorista apresentou a Guia Florestal relativa à carga. Os papéis estavam dentro da validade e a rota do veículo para o transporte da madeira também estava correta, contudo, em análise mais apurada, os policias conseguiram constatar que a carreta estava transportando mais madeira do que estava autorizado na Guia Florestal, configurando-se, dessa forma, o transporte ilegal de produto florestal. O motorista e a empresa dona da carga foram enquadrados no Art. 46 da Lei de crimes Ambientais.

Prosseguindo na fiscalização, os policiais também identificaram que o veículo não possuía capacidade para transportar aquela quantidade de madeira, estando com excesso de peso. Uma situação que gera grandes prejuízos para a população em geral, pois além de danificarem de forma severa o pavimento da rodovia, os veículos com excesso de peso possuem um risco maior de envolverem-se em acidentes. Esse fato acontece porque a sobrecarga compromete a capacidade de frenagem do veículo e ainda reduz sua estabilidade, potencializando o risco de tombamentos.

Os responsáveis pela carreta além de responderem administrativamente pelo excesso de peso, por meio de uma autuação de trânsito, foram enquadrados no crime de causar perigo para a vida ou a saúde de outrem.

No decorrer das atividades policiais, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pois os crimes em tela são de menor potencial ofensivo segundo a legislação vigente. Os veículos (cavalo trator e semirreboque) foram apreendidos e estão à disposição do Poder Judiciário e do Ministério Público. O motorista prestou compromisso de comparecimento em futura audiência.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet