Notícias / Saúde

20/01/16 às 17:31 / Atualizada: 20/01/16 às 18:21

Bronquiolite pode causar problemas graves em prematuros

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A bronquiolite é uma das principais causas de internação de bebês prematuros e menores de um ano com doenças respiratórias. Na época de inverno, os índices são alarmantes, pois cerca de 60% das crianças devem permanecer nos hospitais.
 
Por isso, os pais devem sempre ficar muito atentos a qualquer sinal de gripe ou resfriado. Muitas vezes, os sintomas da doença podem ser confundidos com estas duas outras condições e a demora para buscar ajuda médica se torna um dos fatores de risco.
 
Como o período em que os bebês prematuros ficaram dentro da barriga da mãe é menor, a transferência de anticorpos também é reduzida. A bronquiolite, portanto, pode se manifestar de maneira ainda mais grave nesses casos, já que os bebês apresentam imunidade mais baixa.
 
O que é a bronquiolite?
A bronquiolite é causada por vírus, na maioria das vezes o VSR (vírus sincicial respiratório), mas também pode ser consequência do adenovírus, o rinovírus e o metapneumovírus. Ela se dá pela inflamação dos bronquíolos, localizados na parte final dos brônquios.
 
Sintomas
Os sintomas iniciais da bronquiolite muitas vezes são confundidos com doenças mais comuns e menos graves, como gripes e resfriados. Se o seu filho apresentar febre, tosse seca, coriza e, nos dias seguintes, falta de ar e piora nos quadros, é necessário ter atenção e procurar o atendimento médico.
 
De acordo com órgãos que estudam a doença, aproximadamente 30% das crianças já tiveram esses sintomas, mas os casos mais graves equivalem a apenas 1%. É importante lembrar que quanto mais novo o bebê, maiores são os riscos de agravamento e desenvolvimento de uma infecção.
 
Cuidados
Não existe uma vacina que previne a bronquiolite, já que vários vírus são responsáveis pela doença. Por isso, os pais devem tomar muito cuidado durante o dia a dia, principalmente quando a criança tem menos de três meses de vida, quando ela ainda é muito frágil.
 
Caso os pais apresentem sintomas de gripe ou resfriado, o contato com o bebê deve ser feito com muita cautela, sempre higienizando bem as mãos antes de pegá-los no colo. Além disso, é importante ficar afastado de aglomerações, em que a exposição do vírus pode ser maior.
 
O tabagismo também pode ser um fator agravante, então o ideal é manter a criança longe de áreas onde há pessoas fumantes. Como o vírus é passado, na maioria das vezes, por secreção, os bebês ficam mais suscetíveis em creches ou escolinhas. Por isso é importante manter todos os brinquedos e as roupas bem higienizados.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet