Notícias / Indígena

15/11/21 às 18:25

Presidente da Funai recebe produtores indígenas de diferentes etnias em Brasília

Assessoria Funai

AguaBoaNews/Brasília

Imprimir Enviar para um amigo
Presidente da Funai recebe produtores indígenas de diferentes etnias em Brasília

Foto: Ubirajara Machado/Funai

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, recebeu nesta quinta-feira (11), na sede da instituição, em Brasília, uma comitiva de produtores indígenas de diferentes etnias do país. Na pauta da reunião, o apoio para projetos de etnodesenvolvimento em Terras Indígenas e ampliação da produção de alimentos nas aldeias.

Xavier destacou a importância da geração de renda para a autonomia das comunidades indígenas e reforçou o apoio da Funai ao etnodesenvolvimento. “Estamos aqui para ouvir as demandas das etnias e propor soluções a fim de que os projetos possam ser concretizados. Para ampliar suas atividades, é importante que os indígenas busquem se organizar em associações e cooperativas, por exemplo, e também procurem parcerias e cursos de capacitação. É importante destacar que, em todos os casos, o protagonista deve ser sempre o próprio indígena”, salientou.



O presidente também citou o Projeto Independência Indígena, no Mato Grosso, como um exemplo de sucesso que pode servir de modelo para outras inciativas de etnodesenvolvimento. O projeto conta com o apoio da Funai e busca incentivar a produção sustentável em comunidades indígenas da etnia Xavante. Como resultado, cerca de 106 toneladas de arroz, o equivalente a 2.630 sacas do produto, foram colhidas na Terra Indígena Sangradouro pela Cooperativa Indígena Sangradouro e Volta Grande.

Estiveram presentes no encontro lideranças indígenas das etnias Kayapó, Kayabi, Macuxi e Umutina. O presidente da Cooperativa dos Agricultores e Produtores Indígenas do Brasil, Felisberto Cupudunepá, da etnia Umutina (MT), ressaltou a busca de diversas comunidades do país por melhores condições de vida. “Várias etnias estão querendo o desenvolvimento em suas aldeias e estão buscando alternativas para que possam produzir e alcançar sua autonomia e dignidade”, destacou Cupudunepá.

Já a presidente da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr), Irisnaide de Souza Silva, da etnia Macuxi (RR), entregou à Funai o projeto de etnodesenvolvimento para cultivo de soja por indígenas do estado. “Viemos buscar apoio ao projeto, que é um trabalho sério e muito importante para as nossas comunidades. Com ele, poderemos expandir nossos horizontes e conquistar a independência econômica que tanto queremos”, enfatizou Irisnaide.



Pela Funai, participaram também o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Fernando Moreira; o assessor de Acompanhamento a Estudos e Pesquisas, Alexandre dos Santos; o coordenador-geral de Promoção da Cidadania, Rafael Fernandes; o coordenador de Geração de Renda, Denis Soares; a coordenadora de Produção Sustentável, Josiane Dourado; o coordenador de Projetos Demonstrativos, Monitoramento e Avaliação, Wilde Fernandes; o coordenador-Geral de Licenciamento Ambiental substituto, Gedeon Garcia; e coordenador regional da unidade descentralizada da Funai em Roraima, Osmar Tavares de Melo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet