Notícias / Meio Ambiente

21/09/21 às 13:47 / Atualizada: 21/09/21 às 14:02

Grupo Petrópolis já entregou cerca de 120 mil mudas em Cuiabá

Neste Dia da Árvore (21/09), Grupo comemora os efeitos positivos das 436 ações de plantio e distribuição para a comunidade local

ÍconePress Assessoria de Imprensa

AguaBoaNews / Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Grupo Petrópolis já entregou cerca de 120 mil mudas em Cuiabá

Foto: Verde Novo

Cuiabá, setembro de 2021 - Principal parceiro do Projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso juntamente com a equipe do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá, o Grupo Petrópolis já destinou 119.174 mudas para ações de plantio e distribuição na capital, sendo 10.650 no primeiro semestre desse ano. Com o início das chuvas, as ações de plantio e distribuição deverão ser retomadas com mais frequência, já que este momento é o mais propício para as atividades de semeadura e crescimento das árvores.

O projeto, que incentiva o envolvimento da comunidade no plantio e manutenção das árvores, foi concebido no final de 2017, quando o Grupo Petrópolis se comprometeu a doar 300 mil mudas. 


Gerente de Sustentabilidade do Grupo Petrópolis, Alaercio Nicoletti Junior
- Reprodução TV Ação

Segundo o gerente de Sustentabilidade do Grupo Petrópolis, Alaercio Nicoletti Junior, “ver a população se envolvendo nas atividades do cultivo de mudas reforça ainda mais o compromisso do grupo e mostra que as ações de sustentabilidade só trazem benefícios para a sociedade e as empresas. As 120 mil mudas já plantadas trazem um impacto muito positivo para a comunidade. Além de deixar a cidade mais verde e agradável, temos a melhoria da sensação térmica e a compensação de CO², que reduz a poluição ambiental. Isso sem falar da satisfação de ter famílias reunidas para o plantio voluntário de árvores, atos como esse nos sinalizam que estamos trilhando o caminho certo”, afirma Alaercio.

As ações do projeto serão mais intensas neste segundo semestre, por isso a engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba, reforça os cuidados necessários para o plantio e o cultivo das mudas, para que elas se mantenham fortes e saudáveis: “Para o início do plantio é importante se atentar ao local e a espécie adequada. Verificar o espaço que a muda terá para se desenvolver e se ela não trará prejuízo a muros, calçadas e outras construções. Atentando-se a isso, o plantio em si é muito simples; é só abrir um berço com o espaçamento de 40 cm de largura, 40 cm de comprimento, 40 cm de profundidade e utilizar substratos com nutrientes. Retirar a sacola que envolve o torrão de terra, cuidando para que as raízes estejam protegidas no torrão e, depois, colocar a muda no berço onde será plantada, e cobrir com o restante do substrato até o início do seu caule”, explica.    
Rosiani ainda pontua quais árvores são recomendadas para ambientes específicos: “Em passeios públicos, onde há restrição de espaço, recomenda-se o plantio de espécies de menor porte, como o ipê branco, pitanga, bacupari, pata de vaca e o manacá. Já em calçamentos maiores e que não existam cabeamento, rede de água e esgoto e fiação, utilizam-se espécies de 5 a 10 m como o jacarandá, ingá mirim, oiti, ipê amarelo entre outras. Quanto às espécies a serem utilizadas na arborização de praças, canteiros centrais e áreas verdes, utilizam-se espécies de maior porte, como o pau ferro, angico, copaíba, ipê roxo e aroeira”.

Plantio de árvores – O Grupo Petrópolis promove ações ambientais nas regiões onde possui unidades fabris: Petrópolis, Teresópolis (RJ), Boituva (SP), Rondonópolis (MT), Alagoinhas (BA) e Itapissuma (PE). As iniciativas do grupo já foram responsáveis por plantar mais um milhão de mudas de árvores - sendo 113.492 mil em Rondonópolis - também realiza manutenção das espécies e desenvolve ações de Educação Ambiental para crianças de escolas municipais. 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS - O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra e Weltenburger, as vodcas Blue Spirit Ice e Nordka, os energéticos TNT Energy Drink e Magneto, o refrigerante It!, o isotônico TNT Sports Drink e a água Petra. Com oito fábricas em operação, o Grupo é responsável pela geração de aproximadamente 24 mil empregos diretos. Conta também com o Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando em suas mensagens que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável.  O Saber Beber desenvolve atividades de conscientização por todo o país. Saiba mais em: www.saberbeber.com.br e @saberbeber, no Instagram e Facebook.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet