Notícias / Curiosidades

25/08/21 às 08:14

Caminhão pipa: tudo o que você precisa saber

Carolina Martinez

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
O desejo de muitos mestres de obras é que o serviço de caminhão de água funcionasse 24 horas, pois ele é muito importante para o andamento das atividades. Por esse motivo, entenda o conceito desse serviço e para que serve esse veículo:


O que é caminhão pipa?

Também chamado caminhão tanque ou carro pipa, é um transporte que possui um reservatório de água acoplado. De modo que, permite que o líquido seja levado para qualquer lugar.

Esse estilo de caminhão tem muita importância nas áreas de construção, pois, a água é essencial para misturar com concreto. Além disso, também é utilizada na limpeza do local.

É muito comum encontrar esses veículos em regiões áridas do Brasil, principalmente em alguns estados no Nordeste, onde existe escassez de chuva.


Para que serve o caminhão pipa?

O caminhão pipa se destina exclusivamente ao transporte de água. Desse modo, o veículo pode ser usado para o controle de emissões de poeira ou terraplanagem.

Além disso, também pode ser utilizado no fornecimento de água potável. Por outro lado, pode também ser útil para outros serviços, como: enchimento de piscinas ou irrigação de jardins.


E de onde vem a água do caminhão pipa?

É comum as pessoas terem essa dúvida a resposta é bem simples. A água vem de aquíferos, ou seja, reservas formadas por rochas subterrâneas que conseguem armazenar uma grande quantidade de água. Nesse sentido, as empresas constroem poços artesianos para facilitar o processo.


As funções do caminhão pipa

As pessoas costumam associar esses veículos somente aos serviços de órgãos públicos. No entanto, a locação de carro pipa também pode ser realizada de maneira particular.

Em casos de contratação do atendimento, é necessário prestar atenção em algumas questões, como: qualidade da água, quantidade em litros, tempo de entrega, empresa contratada, necessidade e a finalidade de uso.

Além disso, nos serviços de abastecimento de piscinas, é importante se a água é potável, caso contrário, a péssima qualidade da água pode ocasionar problemas de pele nas pessoas que usarem.

Os centros de agricultura utilizam o caminhão pipa para regar as plantas e legumes. De modo que, as empresas costumam utilizar um chuveiro especial para não danificar a vegetação durante o processo.

O veículo também pode ser utilizado para o fornecimento e bombeamento de água para abastecer as caixas d' água residencial.

O serviço de caminhão pipa possui muitas utilidades. Portanto, devem ser tomadas algumas precauções em atendimentos realizados em casa. Por isso, antes de contratar uma empresa, é importante realizar uma pesquisa sobre a instituição e verificar o melhor custo-benefício.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet