Notícias / Justiça

13/08/21 às 17:01

Representantes do Depen visitam agência de inteligência penitenciária de MT

Objetivo é o fortalecimento e integração do Sistema Penitenciário Federal com os sistemas estaduais

Julia Oviedo | Sesp-MT

AguaBoaNews/Cuiabá

Imprimir Enviar para um amigo
Representantes do Depen visitam agência de inteligência penitenciária de MT

Foto: Ascom/Sesp

Representantes da Diretoria de Inteligência Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, estiveram nesta sexta-feira (13.08) em Cuiabá para uma visita técnica na Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária, vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

O objetivo é estreitar os laços com as agências de inteligência penitenciárias dos estados para identificar necessidades materiais, além das possíveis capacitações destinadas aos profissionais, apresentando a estrutura existente no Depen e, com isso, estabelecer uma integração entre União e Estados.

Atualmente o Depen possui cinco unidades penitenciárias federais localizadas no Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia e Distrito Federal. A ideia é que o sistema federal possa estar interligado aos sistemas estaduais, inclusive em Mato Grosso.

Na ocasião, os gestores foram recebidos pela coordenadora de Inteligência Penitenciária, Hermínia Dantas de Brito e sua equipe, além do secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves. O adjunto destacou as principais experiências que o Estado está promovendo, entre elas a construção de uma unidade de segurança máxima com 54 vagas, sendo o primeiro estado a ofertar este modelo.

Além disso, Jean também ressaltou o trabalho que a Inteligência do Sistema Penitenciário mato-grossense está desenvolvendo no combate ao crime organizado, com atuação dentro e fora das unidades penais.

“Para nosso estado é fundamental manter este diálogo com o Depen e é de nosso interesse estreitar cada vez mais essa parceria. O crime organizado, como o nome já diz, está se articulando muito bem e pretende sempre estar um passo à frente de nós. Mas em Mato Grosso a tolerância é zero com a criminalidade e nos utilizamos muito do trabalho da Inteligência para fortalecimento deste combate às facções criminosas”, pontuou Jean.

Os representantes do Depen também estiveram na Sesp-MT e foram recebidos pelo secretário adjunto de Inteligência, Wilton Massao Ohara, que mostrou parte da estrutura da secretaria, que atua vinculada com as forças de segurança do estado.


Ascom/Sesp

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet