Notícias / Logística

13/07/21 às 18:38

Ministro garante extensão e diz que Lucas do Rio Verde será grande entroncamento ferroviário do Brasil

David Murba

Só Notícias

Imprimir Enviar para um amigo
Ministro garante extensão e diz que Lucas do Rio Verde será grande entroncamento ferroviário do Brasil

Foto: Assessoria

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse, durante entrega da 500ª locomotiva fabricada pela indústria nacional, em Contagem (MG), que autorizará extensão das três ferrovias até Lucas do Rio Verde e que o município será o “grande entroncamento ferroviário do Brasil”.

O ministério da Infraestrutura já assegurou mais de R$ 31 bilhões de investimentos contratados para as ferrovias e serão utilizados na ampliação da malha.  “A primeira autorização que vamos dar será a extensão da Ferronorte de Rondonópolis para Lucas do Rio Verde. A agência já está informada disso, colocamos isso como prioridade. Imagino que Lucas vai ser um grande entroncamento ferroviário do Brasil de onde vai nascer a Ferrogrão chegando até Miritituba (PA). A Ferronorte passando por Rondonópolis, Aparecida do Tabuado (MS) onde se liga a malha paulista e a Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste) que vai começar em Lucas do Rio Verde e vai terminar em Ilhéus (BA)”. 

“O setor ferroviário brasileiro vai tomar um grande impulso. Nosso desafio que era reequilibrar a matriz de transporte, nós estamos indo bem, estamos plantando e quem vai colher será o Brasil. Nossas projeções mostram que aquilo que está sendo desenhado, hoje, vai fazer com que a participação da ferrovia saia dos acanhados 20% e vá a 36% em 2035. Se a gente tiver um inclemente de autorização provavelmente vamos chegar perto dos 40%. Não vamos ficar devendo para país nenhum desenvolvido do mundo”, emendou o ministro. 

A Ferronorte, por exemplo, tem a principal base em Rondonópolis (fazendo ligação com São Paulo) e a articulação e levar os trilhos até Cuiabá e em seguida a Lucas. A Ferrogrão, no projeto do governo federal, de companhias  do agronegócio, ligará Itaituba (PA) até Sinop (cerca 1,1 mil km) e na segunda etapa a Lucas do Rio Verde (mais 150 km). O governo federal planeja fazer a concessão para a iniciativa privada ainda este ano. Já a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) ligará Água Boa, passando por Lucas do Rio Verde, ao município de Mara Rosa (GO), onde está a Norte-Sul.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet