Notícias / Agricultura

23/12/15 às 19:12

SAFRA DE SOJA: Governo prorroga prazo de plantio e colheita em lavouras afetadas

Perdas já são constatadas em algumas regiões por conta da falta de chuva

Dayanne Santana/Sandra Pinheiro Amorim

Sedec-MT

Imprimir Enviar para um amigo
 O Governo do Estado prorrogou a data de plantio e colheita da safra 2015/2016 de soja nas lavouras que apresentaram perdas e precisarão de replantio. A semeadura poderá ser feita até 15 de janeiro e a colheita até 20 de maio de 2016, o que significa 15 dias a mais para cada um.  A Portaria Conjunta nº 050/2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) deve circular no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta quinta-feira (24).
 
O governo ouviu o setor produtivo e por indicação do vice-governador Carlos Fávaro, a Sedec e o Indea adiou os prazos. “Diante da excepcionalidade climática o governo tomou essa medida visando minimizar a crise, oportunizando aos produtores que ainda não finalizaram seu plantio e os que precisam replantar, a possibilidade de poderem trabalhar para cumprir pelo menos seus compromissos físicos”, afirma o vice-governador.
 
A medida leva em consideração a instabilidade climática ocorrida desde o início da semeadura até o momento, por influência do fenômeno El Niño, que provocou a falta ou a incidência irregular de chuva em algumas regiões do Estado. A prorrogação também considerou a importância econômica da atividade, uma vez que o agronegócio, liderado pela produção da oleaginosa, representa 51% do PIB de Mato Grosso.
 
De acordo com o Boletim Semanal da Soja, de 18 de dezembro, publicado pelo Imea, o plantio foi realizado em 98% das áreas de lavoura de soja. Porém será preciso efetuar o replantio em algumas áreas por falta de condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento da planta.
 
A ampliação da 'janela' dará ao produtor a possibilidade de tentar diminuir as perdas. “A medida visa reduzir os impactos da baixa produtividade em decorrência da falta de chuva regulares em algumas localidades, como nas regiões nordeste e médio-norte e, consequentemente, minimizar os efeitos na economia do Estado”, afirma o secretário-adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon.
 
O baixo potencial de rendimento de grãos implica não só em perdas para o produtor rural, como também para toda a cadeia da soja, fornecedores de insumos, revendas e a economia local.
 
Para a cultura da soja apresentar um bom desempenho é necessário um volume de água adequado, uma boa distribuição da chuva ao longo do ciclo. A disponibilidade hídrica baixa durante o crescimento da planta é, ainda, a principal limitação para o potencial de rendimento da cultura e a maior causa de variabilidade dos rendimentos dos grãos.
 
Anteriormente, pela Instrução Normativa Conjunta Sedec/Indea nº 002/2015, o prazo para semeadura foi estabelecido entre 16 de setembro a 31 de dezembro de 2015 e a colheita deveria ocorrer até 5 de maio.
 
Já o plantio de soja sobre soja, ou safrinha, continua proibido assim como o período de vazio sanitário, de 15 de junho a 15 de setembro, para a próxima safra visando a segurança sanitária, conforme consta na Instrução Normativa elaborada sob recomendação técnica.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet