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27/12/20 às 20:41

SEO: quais são os fatores de rankeamento de busca orgânica do google?

Agnes Hehn

Agua Boa News

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Você quer comprar um tênis, uma panela ou até um serviço de limpeza. Para quem você pede ajuda? Com certeza, respondeu Google! Você só clica nos sites que ocupam as primeiras posições, correto? O SEO é o segredo para que os sites estejam bem posicionados na busca orgânica.

Lembrando que diferente do google ads, o seo marketing digital é voltado para páginas de resultados orgânicos do buscador.

Em outras palavras, você não paga para conseguir ocupar o topo da página. Por outro lado, é necessário um bom investimento de tempo e dinheiro em  consultoria SEO para ter ótimos resultados.


Como SEO funciona?

Mas como esse rankeamento funciona? Essa pergunta não tem nada de simples, afinal os mecanismos de busca consideram muitos fatores para escolher quais sites são os melhores para os usuários. Se tem uma pergunta mais complexa de se responder do que a dita acima, é essa: quais são os fatores de rankeamento orgânico?

Infelizmente, nenhuma pessoa consegue responder (a não ser o próprio Google, né?). Mas o que sabemos é que são mais de 200 fatores! Com muitas experiências de agência de marketing digital, alguns fatores se destacam. Confira alguns:
 

Conteúdo de qualidade e otimizado

Uma empresa de SEO sabe que as estratégias de SEO são baseadas nas palavras-chave. Afinal, precisamos saber como o usuário pesquisa pelo produto no campo de busca do Google. No entanto, não basta utilizar esses termos em conteúdos de baixa qualidade ou copiados de outros sites.

Em casos de cópia, o Google pode penalizar o seu site. Também não é recomendado utilizar muitas palavras-chave só para otimizar o conteúdo. Portanto, não force termos, insira as palavras de forma natural.


Tag title

Outro ponto importante para a otimização de sites SEO é a tag title. Nada mais é do que o título da sua página, sendo que o Google entende melhor o conteúdo dela quando a palavra-chave está no título. Geralmente, uma agência de SEO costuma colocar títulos de no máximo 60 caracteres, já que títulos muito longos não são bem vistos.


Autoridade de domínio

A autoridade de domínio é outro fator de rankeamento de SEO para e-commerce. Isso está diretamente ligado à lógica de que o buscador que oferece o melhor resultado para o seu usuário. Por isso, ele prioriza sites que possuem uma boa autoridade.

Essa métrica foi definida pela MOZ e se trata de uma nota de 0 a 100. Quanto mais perto de 100, melhor. Há muitas estratégias para aumentar essa nota, sendo o link building um dos principais.

Resumindo, é uma maneira de gerar links de qualidade direcionados para o seu site. Com isso, o Google entende que se o seu site está sendo citado em outros que possuem autoridade, o seu site é relevante também.
 

Tempo de carregamento

Se você entra em um site e ele começa a demorar para carregar, o que você faz? A maioria deve ter respondido que sai e entra em outro. Simples, né? Mas quando se trata do site da sua loja, você está perdendo vendas!

O google diz que o ideal é que o seu site leve no máximo 2 segundos para carregar. Caso demore mais, prejudica a experiência do usuário e, por conta disso, os mecanismos de busca não vão achar que o seu site “merece” ficar no topo.


Imagens otimizadas

No marketing digital, as imagens dos produtos e serviços são de extrema importância. Embora o Google seja mais esperto do que aparenta, ele não é capaz de ler imagens. Por isso, imagens com alt text e nome do arquivo com a palavra-chave fazem diferença!

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