Notícias / Eleições

31/10/20 às 09:14

Forças Armadas reforçam segurança nas eleições em 21 municípios de MT

Assessoria TRE

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de militares das Forças Armadas para 29 municípios em quatro estados, sendo 21 em Mato Grosso, para garantir a segurança das eleições deste ano. A decisão foi tomada durante sessão administrativa na quinta-feira (29). 

Os municípios indicados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pediram reforço federal a fim de garantir a votação e a apuração dos votos. A maior parte das solicitações para cidades mato-grossenses foi para aldeias indígenas.

Presidente do TRE-MT, desembargador Gilberto Giraldelli, afirmou que é essencial a participação das Forças Federais para a segurança do processo eleitoral. “Cabe destacar que, no Estado de Mato Grosso, a imprescindibilidade da ajuda da Força Nacional nos trabalhos eleitorais se justifica em razão da intensa animosidade existente entre algumas etnias indígenas, exacerbadas pelas constantes disputas políticas locais principalmente por ocasião da realização dos pleitos municipais. Vale salientar, também, que é significativa a quantidade de eleitores indígenas que votam em diversas seções eleitorais deste Estado, o que os tornam vítimas frequentes de assédio por parte de candidatos e partidos políticos, podendo ensejar a ocorrência de diversos ilícitos eleitorais, tais como transporte irregular e arregimentação de eleitores, compra de votos, dentre outros”.

A decisão do TSE foi por unanimidade. Os outros estados que foram contemplados são Alagoas, Amazonas e Tocantins.  A presença das Forças Armadas foi consentida por meio de decreto presidencial.  
 
Os municípios de MT escolhidos são:  
Barra do Garças 
Alto Boa Vista 
São Félix do Araguaia
Santa Terezinha
Porto Esperidião
Campinápolis
Juara
Confresa
Porto Alegre do Norte
São José do Xingu 
Nova Nazaré
Marcelândia
Peixoto de Azevedo
Juína
Guarantã do Norte
Querência
Brasnorte
Gaúcha do Norte
Paranatinga
Comodoro
Rondolândia
.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet