Notícias / Agronegócios

30/08/19 às 11:06

Expointer 2019: Com drones e plantadeiras super rápidas, exposição alia tradição e tecnologia

Alguns equipamentos possibilitam o monitoramento da produção no campo de dentro de casa ou de um escritório

Cintia Moreira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Expointer 2019: Com drones e plantadeiras super rápidas, exposição alia tradição e tecnologia

Foto: Divulgação

Desde o dia 24 de agosto, o município de Esteio, Rio Grande do Sul, é palco da Expointer, a maior exposição agropecuária da América Latina. O evento é marcado, sobretudo, por uma programação que alia tradição e tecnologia.

Além das exposições dos animais, os leilões, os shows de música e dança, as deliciosas comidas típicas e as premiações, há também os maiores fabricantes nacionais e internacionais de máquinas e implementos agrícolas, que apresentam os mais recentes lançamentos do setor.

Nesta semana, por exemplo, ocorreu o lançamento de um drone agrícola, chamado XAIRCRAFT, feito com fibra de carbono e liga de alumínio. Segundo o engenheiro de campo da LS Tractor, Rodrigo Bulman, o equipamento tem sensores infravermelhos que permitem a realização de operações de alta precisão. Para se ter ideia, o drone tem hélices projetadas para abrir as plantas e fazer o trabalho de pulverização de maneira mais eficiente.

“É o sistema mais tecnologicamente avançado disponível. É um sistema que consegue identificar a cultura, adaptar padrões de voo perante ao tamanho da cultura, identificar obstáculos e evitá-los. Permite voos noturnos, permite voos em conjunto, identifica e copia o relevo de forma extremamente eficiente e, tudo isso, de forma automática, de fácil controle, com um celular na palma da mão e o mínimo contato com os defensivos (agrícolas)”, disse.

E olha só que bacana: o controle e o monitoramento da produção no campo pode ser feito, por exemplo, dentro de casa ou de um escritório. De acordo com o gerente geral da Colven Brasil, Benjamin Cusit, por meio da telemetria é possível identificar cada detalhe da produção no dia.

“Através da telemetria, a gente pode fazer um monitoramento de tudo o que acontece no campo. Então, dentro da minha casa, do meu escritório, eu posso identificar as horas de trabalho da unidade, posso identificar as horas que foram produtivas, se o motor ficou ligado em tempo ocioso eu vou receber alarme e também vou identificar os talhões que foram trabalhados. Então, eu vou poder conhecer que um trator fez cinco hectares hoje, outro fez vinte, poder controlar esse diferencial de porque aconteceu e poder trabalhar e aumentar a produtividade dentro do campo", comentou.

E as novidades não pararam por aí. Na Expointer é possível ver a única plantadeira do mundo que consegue plantar a uma velocidade de 16 km/hora; uma colheitadeira que tem câmeras com algoritmos capazes de identificar se há grãos quebrados na colheita, tira três fotos por minuto e realiza um ajuste em seu sistema a cada três minutos.

É possível ver também tratores totalmente conectados com a internet por meio de torres de transmissão, mesmo em locais onde as operadoras móveis não alcançam.

A maior feira agropecuária da América Latina também conta com oficinas de “Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas” e com workshops de “Tecnologias Aplicadas no Gerenciamento de Água no Meio Ambiente Urbano e Rural”.

Quer saber mais? Acesse www.expointer.rs.gov.br.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Alimenta o tráfico

         Discute-se porte e posse de drogas. Lembremos que quem alimenta os traficantes enriquecendo-os, tornando-os poderosos, com tentáculos na máquina estatal, capaz de corromper, são exatamente os...

 
 
 
 
Sitevip Internet