Uma das atividades de mobilização contra o câncer de mama, da campanha Outubro Rosa, é a palestra “Conhecer e superar o câncer de mama”, que será realizada no dia 9 de outubro (sexta-feira), às 09 horas, no auditório Cloves Vetoratto, Palácio do Governo. A palestra é voltada para os servidores da Segurança Pública (Sesp, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e a Politec).
Informações e mensagens sobre a doença serão transmitidas pelo médico voluntário do MTMamma, Wilson Garcia, especialista em cirurgia geral, cirurgia oncológica e mastologia, membro do departamento de Ginecologia do Hospital Universitário Júlio Muller, que atua na área de oncologia ginecológica e mamaria. Doutor Wilson também é servidor da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, no Centro de Oncologia de Cuiabá, da Santa Casa de Misericórdia.
O evento também terá a participação da coordenadora de palestras, Cleuza Dias, suplente do Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e membro representante da sociedade do Comitê de Ética em pesquisa de saúde, da Universidade de Várzea Grande (Univag) e Assistente Social, com mestrado em Comportamento Humano.
Uma mulher assistida pelo MTMamma (Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso) contará sua história de luta contra o câncer de mama.
Segurança no Outubro Rosa
Está é a primeira vez que instituições da Segurança Pública de Mato Grosso voltam sua atenção para ações de prevenção ao câncer de mama, dentro de suas unidades. Como marco do apoio a luta contra o câncer de mama, dois prédios públicos da Segurança, sendo um a Central de Ocorrências da Polícia Civil, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), e o outro o 1º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida 15 de Novembro, bairro Porto, receberam iluminação rosa
A adesão à 6ª edição da campanha Outubro Rosa, em Mato Grosso, promovida pelo MTmamma amigos do peito (Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso), foi firmada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e suas instituições: Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e a Politec. Em novembro, as forças da Segurança também estarão na campanha “Novembro Azul”, para ações de prevenção ao câncer da próstata.
Durante o mês de outubro, a campanha levará informações às mulheres servidoras e homens das forças da Segurança Pública, por meio de palestras e ações internas dos órgãos. No dia 12 de outubro, às 7 horas, os servidores participam da caminhada “Amigos do Peito, no Parque Mãe Bonifácia. Também haverá distribuição do laço cor de rosa, e depois o azul, símbolos das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
As instituições também estão desenvolvendo ações de endomarketing como post’s no a facebook e proteção de tela de computador, tudo para lembrar da importância do engajamento no movimento popular Outubro Rosa, que se tornou mundialmente conhecido pelas ações de prevenção ao câncer de mama.