Notícias / Curiosidades

27/07/18 às 11:24

Qual ar-condicionado escolher para sua casa?

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Qual ar-condicionado escolher para sua casa?

Foto: Divulgação

O inverno é a estação mais propícia para a compra, manutenção e instalação de ar-condicionado. Nessa época, os preços são menores devido à baixa demanda, o que obriga os varejistas a realizarem promoções, a fim de desocupar o estoque. Para você que pretende se refrescar ou até mesmo usar a função quente nos dias mais frios, é necessário escolher entre os modelos existentes no mercado.
 
Portátil
 
 O ar-condicionado portátil é indicado para residências mais antigas, com pouco espaço nos cômodos ou proibição da instalação de um ar-condicionado split ou de janela. Esse aparelho tem menos potência do que os demais - por esse motivo, é indicado para ambientes realmente menores. Ele é móvel e independente, o que facilita o seu manuseio, além de ser fácil de instalar.
 
Split
 
Esse modelo é indicado para grandes ambientes, como escritórios e ambientes comerciais. Apesar de ser silencioso e ocupar menos espaço na parede, possui uma instalação complexa. A capacidade de refrigeração pode chegar a 80.000 BTUs. Ele é formado pela evaporadora, que fica na parede, e a condensadora, que fica do lado de fora. Portanto, é importante verificar se a instalação é aceita, no caso de você morar em um condomínio.

Ele está disponível em quatro versões: “cassete” (embutido no forro do cômodo), “hi-wall” (o evaporador é instalado na parede dentro da sala), "piso teto" (o evaporador é posicionado no teto), e inverter, que tem uma tecnologia capaz de economizar até 60% de energia. Custa de R$ 800 a 8 mil.
 
De janela
 
O ar-condicionado de janela foi o primeiro modelo lançado no mercado e é indicado para cômodos pequenos. Tem uma tecnologia mais antiga, e por esse motivo é mais barato que o split. A instalação é bem mais fácil em locais que já possuem o encaixe certo na parede. Se optar por esse modelo, no entanto, verifique as regras de instalação caso você more em prédio, porque ele pode modificar a fachada.

 Ao adquirir um ar-condicionado, contrate uma instalação especializada. Se o trabalho for feito por um técnico ou eletricista, as chances de ocorrer algum problema são menores.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet