Notícias / Policial

16/12/17 às 22:59 / Atualizada: 16/12/17 às 23:03

Nova unidade do Corpo de Bombeiros será instalada em Alto Araguaia

Augusto Pereira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nova unidade do Corpo de Bombeiros será instalada em Alto Araguaia

Foto: Assessoria

O município de Alto Araguaia recebeu com boas vindas, nesta quarta (13.12), os primeiros oito bombeiros que fazem parte da mais nova unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. Esta nova unidade foi montada dentro da proposta do Sistema Integrado de Atuação Comunitária na Atividade Bombeiro (Projeto Sacabom).

Por meio da parceria entre o CBMMT e as prefeituras municipais, os núcleos do Sacabom estão sendo instalados com recurso do Governo do Estado e das prefeituras, em que servidores públicos municipais e voluntários poderão atuar como agentes comunitários de Defesa Civil e serão treinados pelos bombeiros militares. A atuação será para combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar em casos de acidentes domésticos e automobilísticos.

A chegada dos bombeiros em Alto Araguaia era aguardada pela população e pela gestão municipal. O quartel do Corpo de Bombeiros na cidade ainda aguarda móveis e a viatura de serviço, por isso os militares foram acomodados em salas da prefeitura onde estão sendo preparados pela Major BM Jusciery Rodrigues para também atuarem no setor administrativo. Diferentemente dos batalhões ou companhias, no núcleo do Sacabom não haverá um bombeiro exclusivo para funções administrativas, o que torna necessário nivelar o conhecimento dos praças sobre o sistema de gestão.

A maioria dos transferidos já está morando na cidade e ainda chegarão quatro bombeiros, totalizando 12 militares que se revezarão em atividade de acordo com a escala. O prefeito Gustavo Melo anunciou que fará a licitação da mobília para o núcleo em breve. Segundo a Major BM Jusciery, “o prefeito e servidores municipais foram muito receptivos, a cidade precisava do núcleo e está otimista com a nova unidade do CBM”.

Antes de Alto Araguaia, a base mais recente do Corpo de Bombeiros foi inaugurada em Juína, em 2015, após o chamamento dos aprovados no último concurso. O Corpo de Bombeiros está presente em 18 municípios de Mato Grosso, atendendo 59% da população do estado. A distribuição das unidades da corporação está estrategicamente distribuída nas maiores cidades. O incremento de 449 novos militares à corporação, nos anos de 2015 e 2016, foi um dos maiores incrementos em pessoal nos 52 anos da instituição.

Segundo o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM Alessandro Borges, “o projeto Sacabom será fundamental na região porque permite a ativação de uma unidade do CBM com baixo custo, já que envolve a prefeitura municipal na administração”. Par dar operacionalidade ao sistema serão disponibilizados além dos 12 bombeiros militares, mais 10 agentes municipais da Defesa Civil. O CBMMT pretende, até 2020, implantar 11 novas unidades do Corpo de Bombeiros, com atuação conjunta junto às defesas civis municipais.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet