Notícias / Negócios

01/11/17 às 13:48 / Atualizada: 01/11/17 às 13:55

Pousada de Mato Grosso ganha prêmio nacional de sustentabilidade, após consultoria do Sebrae

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pousada de Mato Grosso ganha prêmio nacional de sustentabilidade,  após consultoria do Sebrae

Foto: Assessoria

A Pousada Piuval, localizada  a 110 quilômetros de Cuiabá,  foi a grande vencedora do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, entregue na noite de ontem,30/11,  em Foz do Iguaçu, Paraná. Foram duas premiações, sendo uma na  categoria Meios de Hospedagens e  o  TOP Sustentabilidade, concorridos com  79 empresas do segmento de todo o país.  “O prêmio vem confirmar o sucesso das adaptações e  o reconhecimento do esforço que fizemos para termos a sustentabilidade em nossa pousada. Além do trabalho interno,  também realizamos atividades que beneficiam o lado social, a comunidade local”, diz o empresário Eduardo Eubank, evidenciando que o olhar de sustentabilidade deve extrapolar o negócio.
 
A premiação reconhece as melhores práticas e dá visibilidade às empresas  que optam pela  sustentabilidade, estimulando a cadeia do turismo a agir de maneira ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável. Segundo Eduardo Eubank, as consultorias e os cursos realizados pelo Sebrae contribuíram  para os bons resultados, como a economia de 23% de energia, o aumento de 8% na taxa de ocupação e a alta de 15% no faturamento anual da empresa, em comparação ao ano anterior. São instalações novas que abrigam 34 apartamentos, com janelas e portas feitas de madeira reflorestada,  restaurante, redários, piscina, torre de observação na flora e fauna, passeios à cavalo e barco, caminhadas em trilhas, safári fotográfico, tratrem e pescaria.
 

 Empresário Eduardo Eubank recebendo a premiação, em Foz do Iguaçu (Foto:Divulgação) 
 
Entre as ações implantadas, destacam-se a estação de tratamento de água,  sistema de reuso de águas da pia, chuveiro e ar condicionado,  reutilizando-as nos vasos sanitários, coleta e separação seletiva dos lixos inorgânicos e orgânicos, dando destinação correta e segura, reciclagem do óleo e  de gorduras para troca e substituição por sabão líquido, e acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O empreendimento ainda prevê a instalação futura de usina solar com placas fotovoltaicas que produzirá 80 KWP de energia/mês.

A analista do Sebrae,  Marisbeth Gonçalves,  explica que o apoio do Sebrae à empresa foi  por meio de capacitações e consultoria tecnológica para   implementar as  adequações  para certificação em sustentabilidade (norma ABNT 15401 – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Meios de Hospedagem).  De acordo com a analista,  os critérios consideram três aspectos, sendo ambiental, sociocultural e econômico. “Trabalhamos nesse processo  com a empresa  há três anos buscando aplicar  práticas que levem em conta a mitigação dos impactos ao ambiente e valeu muito. Os prêmios são a prova que investir em certificações é lucro”, ressalta.

Com 28 anos de atuação,   a primeira  pousada instalada na rodovia Transpantaneira, empresa familiar,  hoje  emprega 30 funcionários. Seu  fundador , o pecuarista João Losano Eubank de Campos,  começou o negócio em sua  fazenda, de sete mil hectares,  a 10 quilômetros de Poconé,  para aproveitar a proximidade da cidade de Poconé e as visitas frequentes  de amigos para oficializar a pousada. De lá para cá foram períodos de investimentos tímidos e espaçados. “Desde 2004 somos clientes do Sebrae, mas foi em 2014 que fizemos a grande mudança, escolhendo  reposicionar nosso  negócio, de olho nas exigências do turista internacional e vimos que a sustentabilidade é um diferencial decisivo para este público”, concluiu Eubank.  
 
Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS)
 
Incorporar a sustentabilidade também nos micro e pequenos negócios é a função do Centro Sebrae de Sustentabilidade, cuja unidade é referência nacional do Sebrae sobre o tema. Inaugurado em 2010, o CSS atua com a geração e disseminação de conhecimentos em sustentabilidade aplicada aos pequenos negócios. O papel é mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formular conteúdos exclusivos e mostrar aos empresários que é possível ser mais rentável, reduzindo impactos no meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento social mais justo e igualitário. São fornecidos aos empreendedores conteúdo qualificado, considerando diferentes realidades como setores, segmentos, tamanho, região e potencial impacto ao meio ambiente, resultando em inúmeras ações e publicações segmentadas e disponíveis gratuitamente.

O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) atua em todo o território nacional com pontos de atendimento nas 27 unidades federativas. E há mais de 40 anos, o Sebrae MT promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo dos pequenos negócios. Informações pelo site www.mt.sebrae.com.br.

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet