Notícias / Policial

03/10/17 às 12:57 / Atualizada: 04/10/17 às 14:20

PF combate fraudes em sistemas de controle de produtos florestais em Mato Grosso

Assessoria PF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
PF combate fraudes em sistemas de controle de produtos florestais em Mato Grosso

Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou hoje (3/10) a Operação Floresta Virtual, com o objetivo de reprimir a atuação de empresários do setor madeireiro e engenheiros florestais que estão fraudando os sistemas de controle e movimentação de produtos florestais SISFLORA/MT, SISFLORA/PA e Sistema-DOF.

Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em 20 endereços situados nos municípios de Cuiabá, Itaúba, Nova Monte Verde, Santa Carmem e Sinop, todos em Mato Grosso.

A investigação aponta o esquentamento de produtos florestais extraídos ilegalmente de áreas especialmente protegidas, como áreas de preservação permanente, unidades de conservação e terras indígenas.

A PF identificou que diversas madeireiras fantasmas ou com baixo potencial produtivo foram constituídas pelos investigados em nome de laranjas, visando unicamente a geração e movimentação virtual fraudulenta de créditos de produtos florestais. Os créditos eram posteriormente transferidos para empresas situadas em regiões com grande potencial madeireiro, visando legalizar produtos florestais extraídos ilegalmente, enganando os órgãos de fiscalização e inserindo os produtos com aparência de legalidade no mercado consumidor.

A partir do monitoramento dos sistemas de controle florestal, foi identificado que os investigados causaram prejuízos ambientais estimados em mais de R$ 1 bilhão.

Os investigados responderão por diversos crimes contra a flora, furto e receptação de madeira, lavagem de capitais e falsidade ideológica.

NOTA DO SETOR DE BASE FLORESTAL SOBRE A OPERAÇÃO FLORESTAS VIRTUAIS

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) vem a público manifestar total apoio à operação Florestas Virtuais, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na última terça-feira (03.10).

Repudiamos veementemente qualquer ilegalidade e apoiamos integralmente ações que coíbam ilícitos praticados por uma minoria que acabam por manchar a imagem do setor como um todo. Somos um setor sério e organizado, que preza a transparência em suas ações e que não deve ser visto como inimigo da floresta, mas sim como ator fundamental na sua manutenção e proteção.

Trabalhamos diariamente, junto ao poder público e parceiros, para construir, ferramentas e procedimentos que garantam a origem e rastreabilidade, bem como a agregação de valor aos nossos produtos. Além disso, contribuímos para a criação de políticas públicas para o fortalecimento da indústria e o fomento de emprego e renda baseado em atividades economicamente sustentáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas.

Esclarecemos ainda que nenhum dos acusados na operação faz parte do quadro de associados do Cipem. Por fim, reiteramos nosso apoio à Operação Florestas Virtuais e quaisquer ações de combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso.


CIPEM - “A madeira é nosso negócio. Manter a floresta viva é nossa missão” 

 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet