Notícias / Policial

02/10/17 às 19:03

Adestramento com Cães - Sejudh forma primeira turma de cinotecnia no Sistema Penitenciário

31 profissionais do Sistema Penitenciário, PM, Bombeiros e Guarda Municipal participaram do curso

Raquel Teixeira | Sejudh-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Adestramento com Cães - Sejudh forma primeira turma de cinotecnia no Sistema Penitenciário

Foto: Assessoria

O primeiro curso de cinotecnia no Sistema Penitenciário do país, encerrado nesta sexta-feira (30.09), em Cuiabá, qualificou 31 profissionais agentes penitenciários, policiais e bombeiros militares e guardas municipais. O curso promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Diretoria de Ensino Penitenciário, abordou técnicas de condução e adestramento de cães, simulações de operações e busca a drogas, além de instruções sobre legislação, anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia canina.

Durante três semanas, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas em canis particulares, área de instrução do Exército, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e no canil da Penitenciária Central do Estado.

O secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Flores, informou no encerramento do curso que a Sejudh fará a regulamentação de todos os canis em funcionamento no Sistema Penitenciário Estadual. “Essa qualificação ofertada é um esforço conjunto com a Escola Penitenciária e nossa meta é trazer outros cursos aos profissionais”.

O objetivo da qualificação é proporcionar a formação em cinotecnia aos agentes que ainda não possuem a capacitação e aprimorar aqueles que já trabalham com a atividade. "O emprego de cães conduzido por profissionais com prática e conhecimento tem um resultado bastante satisfatório nas atividades de segurança no sistema penitenciário” completou Emanoel Flores.

O curso contou com instrutores voluntários, entre médicos veterinários, educador físico e profissionais do Batalhão de Operações Especiais da PM e do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas. O coordenador do curso foi o agente Jesiel Marques, que tem vasta experiência na área e é responsável pelo canil da Penitenciária Central.

O Sistema Penitenciário possui canis em três unidades: PCE, em Cuiabá; Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, e cadeia pública de Barra do Garças.

Participaram da formatura familiares dos alunos, representantes da PM, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Várzea Grande, servidores da Diretoria de Ensino Penitenciário, Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário e do SOE e a turma de 50 crianças e adolescentes do projeto Agente Mirim, de Campo Novo dos Parecis.


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet