Artigos / Eduardo Gomes

30/03/16 às 19:32

De passagem

Dois mundos. Um, soviético, opressor; outro, americano, livre. Sobre ambos pairava o risco do horror nuclear das ogivas de Lyndon Johnson e Nikita Khruschchov, que travavam a guerra fria. Entre eles a cobiçada peça estratégica geopolítica da nossa continentalidade. Nesse cenário sombrio o Brasil por seus comandantes militares abriu as janelas ao sol na terça-feira, 31 de março de 1964.

Não havia meio termo. As nações se dividiam entre um e outro mundo, mas a Iugoslávia do marechal Josip Broz Tito liderava o movimento dos não-alinhados. Tito se amparava no poderio bélico iugoslavo, que desaconselhava qualquer tentativa de invadir sua terra.

Brasília era desgovernada por Jango Goulart, comunista disposto a transformar o Brasil em mais um satélite soviético. A exemplo do mundo, o povo brasileiro se dividiu. A maioria esmagadora queria a deposição do presidente e o redirecionamento político nacional. A minoria defendia até com armas a nossa cubanização – termo da época.

Os militares tomaram o governo. Foram secundados por um grupo político que acabou devorado pelo caminho, pois sua essência tinha ranço de corrupção. De Cuiabá, as tropas do 16º Batalhão de Caçadores (agora 44º B I Mtz) sob o comando do coronel Meira Mattos ocuparam o Palácio do Planalto. O Congresso Nacional homologou o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco presidente. Não caímos no mundo soviético.

Essa história escrita com o fígado por derrotados, pelas viúvas da Praça Vermelha que integram o grupo encastelado no poder e com alguns até mesmo atrás das grades, chega distorcida ao brasileiro.

Transcorridos 52 anos a maioria volta às ruas contra a instituição Poder, mas de modo mais abrangente. O alvo mais exposto é a presidente Dilma, mas a revolta é generalizada contra a classe política, a futilização instalada no Congresso, assembleias, câmaras, nos tribunais de contas, em entidades iguais a AMM, na Justiça Eleitoral, no peleguismo sindical, na vergonha do Sistema S, nas vantagens salariais da magistratura e MP, nas imorais aposentadorias do FAP. Zé e Maria choram rangendo dentes sem um líder para abrir as janelas ao sol, a exemplo de 1964.

O avassalador ciclo da corrupção e do oportunismo instalado com a redemocratização não permitiu o surgimento de lideranças capazes de enfrentar o momento atual. O Brasil não pode continuar mexendo as peças de um tabuleiro onde tudo que pode acontecer é trocar Dilma por Temer, Temer por Cunha, Cunha por Renan, Renan por Lewandowsky, Lewandowsyk por Aécio, Serra, Marina, Ciro ou Bolsonaro.

Com a devida vênia aos artífices de A Marselhesa, no ontem, que semearam ao público o princípio da liberdade, igualdade e fraternidade, e do agora, Je suis Charlie, noto que o povo precisa se inspirar na França. As janelas existem. Que sejam abertas. O sol pede passagem em meio ao mar de lama.
Eduardo Gomes

Eduardo Gomes

Eduardo Gomes é jornalista e escritor
.
ver artigos

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Luis Gonzaga Domingues, em 16/04/16 às 15:26

    Como um indivíduo desse fala tanta besteira. Os norte americanos fazem guerras e praticam o terrorismo no mundo ele me dizer que lá EUA existe liberdade. Só se for para os ricos brancos como no Brasil(Latifundiários que mataram 8 milhões de índios), porque os negros, índios e uma parcela de brancos estão na miséria devido os governos da direita que administraram o país por mais de 500 de anos roubando as terras dos pobres e matando-os. Se isso é liberdade então não sei o que é ditadura. As crianças na África, Ásia e nos países pobres americanos vivem na pobreza e ricos sonegando impostos e roubando do povo. Esse jornalista deve ter adquirido seu título em Goiânia.

 
 
 
Sitevip Internet