Notícias / Aventuras

22/04/17 às 10:52

Turismo - Pousadas pantaneiras recebem certificação em sustentabilidade

Localizadas na Transpantaneira, Piuval e Rio Claro conta com Certificação em Sustentabilidade de Meios de Hospedagem

Rita Comini

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Turismo - Pousadas pantaneiras recebem certificação em sustentabilidade

Os empresários Eduardo Ewbank e João Michel Leiria recebem os certificados das diretoras do Sebrae Heloisa Regina e Leide Katayama

Foto: Rodrigo Lorenzon

Cuiabá/MT – A abertura da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT) foi especial para os empresários Eduardo Ewbank, João Michel Leiria e suas famílias. Os empreendimentos turísticos que comandam, pousadas Piuval e Rio Claro, ambas localizadas na Transpantaneira, receberam o certificado da ABNT NBR 15.401 - Meios de Hospedagem - Sistema de Gestão da Sustentabilidade. A entrega dos cerificados foi feita pelas diretoras do Sebrae Nacional, Heloisa Regina Guimarães de Menezes, e de Mato Grosso, Leide Katayama.

O processo de certificação foi feito com apoio do Sebrae MT e a preparação de dois anos, de 2014 a 2016,  inclui cursos e consultorias abordando os três eixos da norma - ambiental, econômico e social.
As empresas passaram por muitas alterações estruturais, de processos, capacitação de equipes,  tudo para que incluíssem a sustentabilidade em suas estratégias empresariais.

As pousadas Piuval e Rio Claro passaram pela auditoria da ABNT em outubro de 2016, e receberam o certificado em 2017.

Situada a 110 km de Cuiabá/MT e a 10 km de Poconé/MT, a Piuval é a primeira pousada da Rodovia Transpantaneira.

Possui uma área de 7.000 hectares, onde se encontra uma diversificada fauna e flora pantaneira. A área possibilita ao turista observar e admirar a biodiversidade da região.

São 20 apartamentos standard (25m²), 09 suítes luxo (36 m²) e 01 suíte master (45 m²). Dez das acomodações foram construídas dentro dos princípios da arquitetura sustentável, incluindo placa para a geração de energia solar, captação de água de chuva, reaproveitamento de água de chuveiro e da pia para uso nas bacias sanitárias, toda a madeira utilizada é de reflorestamento. Os aparelhos de ar condicionado são de tecnologia inverter e é feito tratamento de esgoto resultando em resíduos com 96% de pureza. Eduardo explica que o recomendado pela Sema é entre 70 e 75% e que o projeto da pousada será usado como parâmetro para outros empreendimentos.

 Possui ainda restaurante, redários, piscina, torre de observação da flora e fauna, disponibiliza passeios a cavalo e de barco e caminhadas em trilhas.

É totalmente acessível para visitantes cadeirantes. O empreendimento possui um apartamento totalmente equipado para os portadores de necessidades especiais e passarelas ao longo dos jardins, ligando os apartamentos a área de lazer da pousada.

Com a introdução de boas práticas na cozinha e novos processos, como compra de produtos a granel, houve uma redução de 50% na produção de lixo, passando de 4k/hóspede/dia para 2k/h/dia.Segundo ele, o investimento vale a pena, uma vez que o retorno vem com a operação.

Já a pousada Rio Claro, localizada no km 42 da Transpantaneira, também conta com inúmeras iniciativas voltadas para a sustentabilidade, como a inclusão de placas solares para aquecer água dos banheiros, bloqueadores de energia nos quartos quando hospede estiver ausente, lâmpadas  fluorescente e de Led em toda pousada, coleta seletiva de lixo, uso de mão de obra local em 90% dos postos de ocupação, captação de água de chuva para irrigar jardins.

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017) acontece de 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e tem como tema “Sustentabilidade para o Desenvolvimento do Turismo”. A feira é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Além do apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso, Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac/MT).
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet