Notícias / Agricultura

09/02/17 às 09:15

Agroconsult eleva previsão para safra 2016/17 de soja no Brasil

Estadão Conteúdo

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Agroconsult eleva previsão para safra 2016/17 de soja no Brasil

Foto: Água Boa News

A Agroconsult revisou para cima a sua previsão de produção de soja no Brasil em 2016/17 para 105,3 milhões de toneladas, com perspectiva de alta, informou a consultoria em nota divulgada nesta quarta-feira, 8. Em janeiro, durante o lançamento do Rally da Safra 2017, a consultoria projetava 104,4 milhões de toneladas.

Segundo a Agroconsult, a elevação foi motivada pelos resultados observados na etapa de avaliação de lavouras de soja precoce do Rally da Safra, na qual foram percorridos 33 mil quilômetros em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná ao longo do último mês. Segundo o analista da Agroconsult e um dos coordenadores do Rally Valmir Assarice, foram feitas em torno de 500 amostras de campo e mais de 70 visitas a produtores, sindicatos rurais, associações e entidades do setor durante as três primeiras equipes. “As amostras e visitas confirmam o bom potencial produtivo da safra e os produtores estão muito otimistas com as primeiras áreas colhidas”, destacou.

Contudo, o resultado total da safra brasileira ainda precisa ser confrontado com as observações das próximas equipes do Rally. “Nos Estados do Matopiba (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bons volumes de chuvas durante o mês de fevereiro serão essenciais para confirmar as expectativas”, destacou Assarice.

Em Mato Grosso, foram percorridas as regiões médio-norte, oeste e sudeste do Estado, onde os relatos dos produtores e as avaliações de campo apontaram resultados muito superiores aos da safra passada, segundo a Agroconsult. Nas áreas visitadas no médio-norte e no oeste foram relatadas apenas perdas pontuais com grãos ardidos devido ao excesso de umidade.

De acordo com a consultoria, a ferrugem está presente, mas o controle foi feito pelos produtores, a incidência de lagarta está menor em relação à safra passada, contudo há um porcentual maior de lavouras com presença de antracnose e mancha-alvo. No sudeste do Estado, tanto as lavouras precoces quanto as mais tardias apresentaram excelentes condições.

Ainda assim os produtores demonstraram apreensão com a previsão de vários dias consecutivos de chuva em meados de fevereiro, quando 30% a 40% das lavouras estarão prontas para a colheita, destacou a Agroconsult. No oeste do Paraná, as temperaturas mais baixas durante as noites de dezembro favoreceram o enchimento de grãos e alongaram o ciclo das plantas, retardando a colheita, segundo a Agroconsult.

Nas lavouras do sul de Mato Grosso do Sul, por sua vez, houve seca no início da temporada e um período de calor e falta de chuva de pouco mais de dez dias em janeiro, mas a avaliação preliminar mostra que a produtividade das lavouras deve ficar próxima da média histórica. Ainda conforme a consultoria, os melhores resultados devem ser obtidos no norte do Estado, onde não há relatos de problemas na safra.

No sudoeste de Goiás, região de soja precoce, houve dias mais secos, mas são esperados rendimentos maiores do que os obtidos no ciclo passado. Na próxima segunda-feira, dia 13, o Rally da Safra volta a campo para avaliar lavouras no médio-norte e oeste de Mato Grosso, passando por Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Novo do Parecis, Tapurah e Sinop com a equipe 4.

A equipe 5 permanecerá no Estado, visitando áreas em Gaúcha do Norte, Querência, Nova Xavantina e Barra do Garças, finalizando em Uberlândia (MG) em 23 de fevereiro. Já a equipe 6 percorrerá as lavouras de Minas Gerais, Goiás e Bahia. A Equipe 7 visitará áreas nos Estados do Sul entre os dias 13 e 19 de março, e a equipe 8, a região do Matopiba, entre 18 e 24 de março.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet