Notícias / Governo de MT

31/07/15 às 19:03

Governo lança Plano Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar

Henrique Pimenta

Assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
O Governo de Mato Grosso, por meio secretarias de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) e Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou hoje (31) no Palácio Paiaguás o  ato de assinatura de cooperação técnica entre as instituições para que obrigatoriamente no mínimo 20% dos alimentos adquiridos pelo Estado para atender as cinco unidades socioeducativas e  59 penitenciárias de Mato Grosso.

Em um segundo momento, foi realizada uma oficina de trabalho com a participação de cooperados, pequenos produtores, agentes penitenciários e servidores da Seaf, Sejudh, Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) e Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), com o intuito de sanar as dúvidas, principalmente do homem do campo, e apresentar o novo “Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PEAF/ Sistema Socioeducativo e Prisional”. 

Segundo o secretário de Agricultura Familiar Suelme Fernandes com o PEAF, o Estado amplia a geração de renda dos pequenos, garante a permanência do homem no campo e melhora a qualidade da alimentação dos reeducandos. “É mais dinheiro no bolso do agricultor familiar que pode investir na sua produção e os com os dados da Sejudh do ano passado aproximadamente R$15 milhões podem ser destinados para o pequeno produtor a partir deste ano. Estamos atacando um ponto sensível e importante que é aberta de novos mercados intitucionais como o da merenda escolar, agora o do sistema prisional e não vamos parar com essa solução caseira e prática.”

“A expectativa é que a minha produção aumente em pelo menos 50%. O Governo com este novo programa estadual demonstra preocupação e compromisso com a agricultura familiar. É um sinal claro que estamos sendo tratados como prioridade”, comentou o Joilson Rodrigues de Araújo, que é produtor rural no Assentamento Abençoado, no município de Santo Antônio do Leverger.

Já o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos Marcio Dorilêo comentou da satisfação de assinar essa cooperação, e que essa novidade é a concretização de uma política pública integrada. “É um dia histórico para o nosso Estado, e que sirva de exemplo para as demais administrações. Ao todo serão mais de 10 mil reeducandos, 150 adolescentes do sistema socioeducativo e 2000 servidores e agentes penitenciários, que a partir de agora se alimentarão de produtos com maior qualidade”.

“Precisamos buscar o arranjo produtivo local, para auxiliar com incentivos fiscais, notadamente para a agricultura familiar. Vamos fazer um grande investimento na Seaf no segundo semestre, a agricultura familiar na nossa administração será importante assim como o grande setor produtivo e agronegócio”, finalizou o governador Pedro Taques.
 
Oficinas de divulgação do programa- Serão realizadas oficinas em 13 cidades polos: Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Cáceres, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Água Boa, Barra do Garças e Juína. O objetivo é esclarecer aos agricultores familiares, empresas fornecedoras de refeições e técnicos de todas as instituições envolvidas as exigências do PEAF-MT.
  • Governo lança Plano Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
  • Governo lança Plano Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - 'Destino da Terra e causas das misérias humanas'

“Admira-se de encontrar sobre a Terra tanta maldade e más paixões, tantas misérias e enfermidades de toda a sorte, concluindo-se quão deplorável é a espécie...

 
 
 
 
Sitevip Internet