Notícias / 0000

18/03/16 às 11:44

Cuidados com o celular: 10 dicas para o seu aparelho durar mais

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Na hora de comprar um smartphone novo, a maioria das pessoas busca modelos de qualidade e que tenham uma boa durabilidade. Porém, os hábitos e os cuidados com o aparelho são ainda mais decisivos para que ele tenha uma vida útil mais longa.
 
Para te ajudar a manter o smartphone em funcionamento por mais tempo, confira as dez dicas que selecionamos para você:
 
Umidade
Deixar o celular longe da água não é só protegê-lo de chuvas ou de fluxos mais intensos. Ambientes com excesso de umidade no ar também podem ser prejudiciais. Por isso, saunas e banheiros não são lugares para o seu aparelho. Ainda que danos imediatos não sejam percebidos, a umidade pode corroer certos componentes e danificar outros, fazendo com que o aparelho vá se deteriorando aos poucos.
 
Temperatura
O sistema de um smartphone não foi feito para aguentar circunstâncias extremas, como calor excessivo ou frio extremo. Por isso, não o deixe exposto ao sol, perto de fontes de calor, como fogo e aquecedores, ou ainda em locais muito frios, como refrigeradores ou aparelhos de ar condicionado. O ideal é que o seu celular seja mantido sempre em uma temperatura entre 12ºC e 35ºC – fora deste intervalo, a bateria e os demais circuitos do aparelho podem ser danificados.
 
Quedas
Além de riscar o aparelho, a queda pode danificar a tela e atrapalhar a função touchscreen. Por isso, a dica é usar sempre capas protetoras e investir em modelos de películas de vidro, já que elas absorvem os impactos sofridos pela tela e evitam danos maiores.
 
Poeira
Ao contrário do que muitos pensam, a poeira e outros resíduos não só sujam o seu celular. Ela pode adentrar em orifícios do aparelho e danificar a estrutura interna, causando problemas de funcionamento e até mesmo comprometendo peças importantes. Na superfície externa, a poeira também pode formar crostas, interferindo no manuseio e até mesmo na visão da tela. Por isso, faça limpezas periódicas no aparelho e, para tela, use limpadores adequados, desde que sejam indicados ou permitidos pelo fabricante do celular, para uma higienização mais profunda.
 
Bolso
Ainda que seja um hábito comum colocar o celular no bolso ou deixá-lo solto em mochilas e bolsas, isto não contribui em nada para a manutenção do aparelho. Além de ficar exposto a riscos e arranhões, ele pode ficar próximo a itens com componentes que danificam sua estrutura – tintas de caneta, por exemplo, podem corroer partes do aparelho e prejudicar seu desempenho.
 
Praia
Deixar o seu celular longe do mar pode não ser suficiente para protegê-lo. A areia pode ser prejudicial, assim como a maresia. Os aparelhos celulares também não devem ficar em contato com o sal, já que suas partículas podem penetrar nas frestas e chegar ao sistema. Por isso, o mais indicado é deixar o seu smartphone dentro de uma capa impermeável durante todo o tempo em que você estiver na praia.
 
Impactos
Mesmo que não haja danos externos, os impactos sofridos pelo celular podem significar problemas. Eles alteram o posicionamento dos componentes e interferem em seu funcionamento. Algumas capinhas ajudam a absorver os impactos, mas o mais indicado é que o aparelho fique em locais protegidos de quedas e impulsos.
 
Abrasivos
Para limpar o aparelho com mais intensidade, muitas pessoas usam substâncias abrasivas ou solventes. Não se deve fazer isso, pois elas irão danificar o revestimento do aparelho e até mesmo corroer sua superfície. Na dúvida, use somente um pano seco ou algum produto adequado e recomendado pelo fabricante de seu celular.
 
Sistema
Não deixe o sistema do seu aparelho ficar sobrecarregado. Faça periodicamente um backup das informações e apague todos os arquivos desnecessários. Aplicativos sem uso também podem ser desinstalados. Além disso, considere o uso de um app de limpeza, que ajuda a eliminar dados sem uso em seu aparelho e otimizar o sistema, evitando falhas e panes.
 
Bateria
As baterias modernas têm durabilidade e qualidade superiores, se comparadas com as antigas, mas ainda assim é possível otimizar o seu uso e prolongar sua vida útil. Manter o aparelho em temperaturas estáveis e evitar recarregá-la de forma instável, retirando inúmeras vezes do carregador, por exemplo, podem contribuir com sua conservação.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet