Notícias / Governo de MT

03/04/24 às 08:22

Governador destaca importância de MT para segurança alimentar no cenário internacional

Mauro Mendes participou do evento, em Brasília, que reúne políticos e representantes do agro mundial para discutir estratégias mais sustentáveis na produção de alimentos

Vitor Hugo Batista | Secom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governador destaca importância de MT para segurança alimentar no cenário internacional

O governador assinou um convênio para promoção comercial internacional do setor em parceria com oIbrafe e a ApexBrasil.

Foto: Lucas Rodrigues/Secom-MT

O governador Mauro Mendes destacou, nesta terça-feira (02.04), a relevância do agronegócio brasileiro, especialmente o de Mato Grosso, para a segurança alimentar no cenário nacional e global.

Mauro Mendes participou da abertura do Superfoods Summit Brasil, em Brasília (DF), que reuniu políticos e representantes do agronegócio internacional para debater estratégias mais sustentáveis na produção de alimentos.

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (Ibrafe) e a ApexBrasil, o governador assinou um convênio para promoção comercial internacional do setor. 

“O mundo vai conviver com dois grandes desafios nas próximas décadas. O primeiro é o da segurança alimentar e o segundo são as mudanças climáticas, que impactam diretamente a produção de alimentos. Mato Grosso tem uma importância grande nesse contexto, pois somos protagonistas nas commodities de soja, milho e algodão”, afirmou o governador. 

Segundo os dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a área plantada de feijão em Mato Grosso para a safra 2023/2024 deve crescer 10,5%, alcançando 107,7 mil hectares. Apesar de um aumento na área cultivada, a produção de feijão é projetada para atingir 297,7 mil toneladas, uma queda de 3,1% em relação à safra anterior, reflexo das adversidades climáticas enfrentadas. 

O mesmo potencial está na produção de gergelim. Mato Grosso é o maior produtor nacional, com 90,7 mil toneladas numa área de 185,5 mil hectares.

O governador ressaltou a necessidade de investimentos em tecnologias de irrigação e pesquisa para mitigar os efeitos adversos sobre a produção agrícola, em razão da irregularidade das chuvas, além da desburocratização para facilitar o crescimento do setor. 

“Temos feito importantes investimentos de tecnologias já existentes em irrigação e melhoramento genético para o desenvolvimento da cadeia produtiva. Sem deixar de pensar em mais flexibilidade, decisões mais rápidas e objetivas para nos tornarmos importantes players mundiais”, explicou. 

Mauro destacou que o governo de Mato Grosso já iniciou parcerias para o desenvolvimento de pesquisas visando a implementação de tais tecnologias, demonstrando compromisso com o avanço e a sustentabilidade do agronegócio no Estado. 

“O governo entende a importância desse setor para diversificar a nossa economia e estamos dispostos a continuar fazendo novos investimentos para que esse setor possa crescer em Mato Grosso”, finalizou. 

O painel de abertura contou também com a presença do embaixador Suresh Reddy (Embaixador da Índia no Brasil); o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE), Marcelo Eduardo Lüders; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Cesar Miranda; o presidente da Conab, Edgar Pretto; e o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet