Notícias / Personalidades

29/03/24 às 20:22

Professor da UFMT recebe grau de reconhecimento em congresso nos Estados Unidos

Anualmente é realizado nos Estados Unidos o Electrical Safety Workshop (ESW2024), que é o maior congresso mundial sobre segurança no uso da eletricidade.

Cristina Cavaleiro

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Professor da UFMT recebe grau de reconhecimento em congresso nos Estados Unidos

Foto: Assessoria

O professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Danilo de Souza tem participado do congresso. E mais uma vez, o seu grupo de pesquisa teve um estudo premiado. O Prof. Danilo apresentou o trabalho “Análise das Mortes por Choque Elétrico e a correlação com o Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil (título traduzido)”.

A pesquisa demonstra o elevado número de acidentes de origem elétrica, como incêndios e choques elétricos que são preocupantes e estão aumentando sistematicamente. A pesquisa apresentada no ESW2024 analisou dados dos últimos 10 anos de mortes por choque elétrico, demonstrando uma forte correlação entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o número de acidentes. Como por exemplo, o estado com o maior IDH do país é São Paulo, que tem aproximadamente 04  mortes por choque elétrica para 1 milhão de habitantes por ano. Já o Estado do Maranhão, que possui um dos menores IDHs do país, tem um número quase 05 vezes maior.

O prof. Danilo de Souza explica que pobreza, também resulta no maior número de acidentes elétricos, devido à falta de qualidade das instalações elétricas e de conhecimento da população, e dos trabalhadores. “A pobreza é um condição que provoca sofrimento e abrevia a vida das pessoas de várias formas, não sendo viável categorizá-la em tipos específicos, como frequentemente proposto. Portanto, este trabalho demonstrou a evidente relação entre pobreza e a falta de segurança elétrica”.

A partir da análise de dados referentes 10 anos dos acidentes de origem elétrica com vítimas fatais, os pesquisadores construíram um programa de diretrizes contendo um conjunto de ações para a redução dos acidentes, em diferentes grupos da sociedade. Contendo iniciativas para o setor público, e  diferentes agentes do setor privado.

Segundo o professor Danilo, a pesquisa só foi possível graças ao forte envolvimento da ABRACOPEL - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, por meio do seu diretor de Assuntos Educacionais Walter Aguiar. A Abracopel é uma entidade que completa 19 anos em 2024, e vem lutando pela mudança de cultura na segurança com eletricidade.

Também participou da pesquisa o prof. Hédio Tatizawa que lidera que o Grupo de Desempenho e Segurança de Equipamentos e Materiais Elétricos (DESEME) da Universidade de São Paulo.
  • Professor da UFMT recebe grau de reconhecimento em congresso nos Estados Unidos
  • Professor da UFMT recebe grau de reconhecimento em congresso nos Estados Unidos

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet