Notícias / Tecnologia

19/03/24 às 08:56

Proprietários de veículos em MT já podem indicar real infrator de forma online; veja passo a passo

Transferência de infração de forma online gera mais comodidade para usuários do Detran

Roberto Felippe Santiago | Detran-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Proprietários de veículos em MT já podem indicar real infrator de forma online; veja passo a passo

Foto: Reprodução/Detran-MT

Os proprietários de veículos em Mato Grosso passaram a ter mais comodidade e acessibilidade com a implantação de novos serviços online pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT).

Com a adesão do Detran-MT aos serviços digitais presentes no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), agora é possível indicar o real condutor do veículo no momento de uma infração, de forma totalmente online,  e transferir, de forma fácil e rápida, a pontuação da infração para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do real infrator.

“Esse é mais um serviço online oferecido pelo Detran-MT, sem a necessidade de atendimento presencial ou custo com Correios, e que traz maior comodidade e agilidade para os motoristas de Mato Grosso", destacou o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.

O novo serviço pode ser usado para transferência de infrações que sejam tanto de competência do Detran quanto de prefeituras de Mato Grosso, com exceção do município de Sinop. 

A funcionalidade está disponível apenas para indicação de pessoa física para pessoa física, devendo ambos os condutores possuírem a CNH Digital. Além disso, os condutores devem possuir cadastro no portal GOV.BR, conta prata ou ouro, para acessar a Carteira Digital de Trânsito.

Para que a transferência seja finalizada, o condutor indicado deve realizar a assinatura eletrônica pelo portal GOV.BR.

A indicação de condutor só poderá ser realizada para infrações de responsabilidade de condutor e sem abordagem de um agente de fiscalização de trânsito. 
 

Confira abaixo o passo a passo

Para realizar a indicação do real infrator:

 
  • O proprietário do veículo deve baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT e selecionar a opção “Por Veículo”. Se possuir mais de um veículo, deve-se selecionar o veículo desejado;
 
  • Após selecionar o veículo, clique na infração desejada;
 
  • Serão apresentadas várias opções. Clique na que diz "Real Infrator";
 
  • Clique então na opção "Indicar" e digite o CPF do infrator. Após, aparecerá a mensagem “indicação realizada com sucesso.”
 

O próximo passo é do Real Infrator, que também precisa baixar o aplicativo CDT.
 
  • No aplicativo, selecionar a opção "Central de Mensagem";
 
  • Selecionar o aviso de indicação de Real Infrator;
 
  • Clique em Ver Infração;
 
  • Confira as informações e clique em "aceitar";
 
  • Por fim, realize a assinatura.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet